Infecciologista francês defende que jovens se devem contaminar para criar imunidade de grupo

Sebastião Moreira / Lusa

Na véspera do apelo do primeiro-ministro francês Jean Castex sobre não se poder baixar a guarda, um infecciologista defendeu que os jovens não devem ter restrições e devem se contaminar, criando assim imunidade de grupo.

“Pode não ser politicamente correto, mas penso que cada vez mais devemos deixá-los contaminarem-se uns aos outros, desde que não vejam os seus pais e avós”, disse Éric Caumes, chefe do departamento de doenças infecciosas do hospital Pitié Salpêtrière em Paris, em entrevista ao Parisien, citado pelo Diário de Notícias.

“Ao permitir que se contaminem, participarão na imunidade coletiva e isto será mais importante no início do novo ano escolar, nas escolas e universidades”, disse Caumes. “Caso contrário, os jovens serão um reservatório de contaminação e acabaremos por ter uma epidemia incontrolável”, acrescentou, indicando que será difícil “impor” que usem “a máscara em todo o lado e proibi-los de se reunirem, especialmente a meio do verão”.

Para a epidemiologista Catherine Hill, deixar os jovens “contaminarem-se uns aos outros” era “uma ideia extraordinariamente má”.

“É de uma completa ignorância sobre como as pessoas se relacionam umas com as outras, na cidade, no espaço. Pessoas com menos de 30 anos vão encontrar pessoas com mais de 30… Esta história não faz qualquer sentido. Teríamos de viver em mundos estanques, estanques de acordo com a idade, o que é completamente louco”, disse à BFMTV.

 

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais um francês maluco!!
    Por lá, vinho também é bom, mas isso não pode ser desculpa para tudo…
    Ele que convença os seus filhos, familiares, conhecidos, etc, e, depois conte-nos o resultado!!

  2. A dita imunidade de grupo não passa de atitude suicida, Socialmente criminosa . Estas “personagens ” querem promover uma selecção Natural, quem resiste vive, os outros são para abater !……. tanta dito ” Progresso Cientifico ” para chegar a ” Isto “. Os ditos Jovens Infectados não passariam de serem os agentes transmissores e culpados de óbitos evitáveis !

  3. Esta gente deveriam ser proibidos de dizer tanta asneira da boca para fora. Ja no inicio da pandemia existiam alguns com o mesmo pensamento anómalo e vimos o resultado…desastre completo. Portanto em bom Português. Cala a matraca.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …