Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave.

No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem belga de 17 anos, começou a sentir-se mal quando regressou do ginásio. O mal-estar da adolescente agravou-se e, no final da noite, já com febre e vómitos, a família levou-a ao hospital. A equipa médica diagnosticou-lhe uma gastroenterite.

No dia seguinte, a jovem não apresentou qualquer melhoria. Aliás, Maëlle até estava pior, com a tensão muito baixa e perturbações na visão. Segundo o Observador, a mãe da jovem chamou uma ambulância para a levar ao hospital mais próximo, na cidade belga de Charleroi. “Os paramédicos mantiveram o mesmo diagnóstico: uma gastroenterite. E no hospital foi a mesma coisa”, contou.

“A minha filha estava severamente desidratada, foi internada num outro hospital, nos cuidados intensivos. E só nessa altura é que lhe diagnosticaram um choque tóxico. Já era demasiado tarde”, lamentou a mãe de Maëlle, à RTBF. A adolescente acabou por morrer no passado dia 9 de janeiro.

A mãe da jovem tornou a história da filha pública no Facebook, com o objetivo de alertar outras raparigas e mulheres para o problema. “Estou convencida que um maior número de mulheres deveria ser informada sobre esta síndrome. A prevenção pode salvar vidas”, escreveu Laurence Hennuy.

No caso de Maëlle, nem se tratou de ignorância, mas sim de incapacidade para reconhecer os sintomas.

“Tinha falado sobre isto com a Maëlle 15 dias antes de ela morrer. Ela era obcecada por esta doença. Estava muito consciente do problema e tinha medo. Mudava o tampão regularmente, mas dizia-me sempre: ‘Mãe, e se eu me esquecer?’. Disse-lhe que as vítimas de choque tóxico eram casos isolados e que ela não precisava de se preocupar; que eu própria tinha usado tampões durante 20 anos e não tinha tido problemas…”, contou a mãe.

Mon ange, ma fierté est partie vers les étoiles. Toi qui rêvais de voyager à travers le monde, te voilà partie vers un…

Publicado por Laurence Hennuy em Quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. De acordo com o matutino, pode ser causada por dois tipos de bactérias: a Staphylococcus aureus ou a Streptococcus pyogenes, bactérias que, sendo responsáveis pela produção de toxinas que podem levar à septicemia, são particularmente perigosas em pessoas com o sistema imunitário em baixo.

Os químicos presentes nos tampões favorecem a produção de toxinas. A troca frequente de absorventes íntimos, a não utilização de absorventes íntimos superabsorventes e o seu uso alternado com o de pensos higiénicos pode ajudar a reduzir o risco.

Vários estudos publicados referem que a doença tem vindo a diminuir: em cada 100 mil mulheres que utilizam tampões, só entre três e quatro contraem a doença.

Contudo, apesar de ser regularmente ligada ao uso de tampões, a síndrome de choque tóxico pode ocorrer como resultado de infeções provocadas por cirurgias, queimadura, picada de inseto ou no pós-parto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …