/

Jovem de Chaves adere à venda ambulante e promove produtos da região numa moto

Ernesto Marques, de 32 anos, proprietário de um bar em Chaves, decidiu promover os produtos de Trás-os-Montes, mas sobre rodas, pelo que comprou uma moto antiga, adaptou-a e percorre os eventos da região a vender castanhas, fumeiro e mel.

O projeto “Delícias sobre Rodas“, segundo contou Ernesto Marques à Lusa, nasceu em novembro de 2013 e com o objetivo de dinamizar e divulgar a região de Trás-os-Montes e os seus produtos tradicionais, reinventando a venda ambulante.

Castanhas assadas, fumeiro, mel ou vinho são alguns dos produtos que o veículo ambulante leva às feiras, eventos ou iniciativas dos concelhos de Boticas, Chaves, Mirandela, Montalegre, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vinhais e até do Porto.

Os produtos, garantiu, são certificados, e alguns até de cultivo próprio. “As castanhas são dos meus soutos, o fumeiro, mel e vinho é comprado a produtores locais, dinamizando a economia local”, explicou.

E, acrescentou, “na região há produtos de elevada qualidade que, muitas vezes, são pouco divulgados, por isso decidimos explora-los e dá-los a conhecer”.

Ernesto Marques quis também reinventar e modernizar o conceito de venda ambulante. Por esse motivo, os cartuchos das castanhas são personalizados e o vendedor está vestido “a rigor”.

Com cerca de sete mil euros de investimento, o jovem empreendedor comprou uma moto antiga, adaptou-a e, agora, percorre a região Norte sobre rodas fazendo as “delícias” dos habitantes e visitantes.

A curto prazo, explicou, o intuito é aumentar o número de quilómetros à motorizada e levá-la para a região centro e sul do país. “Não nos queremos limitar ao Norte, mas levar o que de melhor se faz na região de Trás-os-Montes país fora”, avançou.

Apesar da crise, Ernesto Marques revelou que o negócio, ainda recente, corre “sobre rodas”. As pessoas gostam do conceito e aderem, mas compram em pequenas quantidades devido aos constrangimentos económicos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.