Jovem consegue ajustar o tamanho da pupila (algo que se pensava cientificamente impossível)

Algumas pessoas conseguem mexer as orelhas, outras dobrar a língua. Este jovem consegue dilatar e contrair as pupilas quando lhe apetece (algo que se pensava cientificamente impossível).

De acordo com o site Live Science, o caso deste alemão, de 23 anos, foi relatado num estudo publicado, no passado dia 12 de agosto, na revista científica International Journal of Psychophysiology.

Já se sabia que algumas pessoas conseguem mudar o tamanho das suas pupilas, mas através de métodos indiretos como, por exemplo, ao pensar no sol ou num quarto escuro, o que as faz contrair ou dilatar, respetivamente. Mas ninguém pensava que era cientificamente possível fazê-lo controlando a pupila como se fosse um músculo.

O caso mudou de figura quando o estudante de Psicologia da Universidade de Ulm contactou Christoph Strauch, professor assistente do departamento de Psicologia Experimental na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e autor sénior do estudo.

O jovem, que no estudo foi identificado com as iniciais D.W., reparou que possuía esta capacidade quando tinha cerca de 15 ou 16 anos. Inicialmente, D.W. mudava o tamanho da pupila ao focar-se na parte da frente ou de trás de um objeto. Com a prática, aprendeu a fazê-lo sem focar em objetos, tendo contado aos investigadores que bastava para isso concentrar-se no seu olho.

Através de uma série de testes, a equipa de cientistas confirmou que o jovem tinha realmente esta capacidade, não tendo encontrado nenhuma indicação de que estava a fazê-lo indiretamente. D.W. conseguiu dilatar as suas pupilas em até 2,4 milímetros de diâmetro e contraí-las em até 0,88 milímetros.

Além disso, mesmo no ponto mais próximo que um objeto pode estar para o olho ainda vê-lo focado, no qual a pupila já está “maximamente” contraída, D.W. conseguiu voluntariamente contrair a sua pupila ainda mais. Ao fazer isto, o alemão melhorou o seu foco e consegue ver objetos claramente quase duas vezes mais perto do seu rosto do que poderia se não estivesse a controlar o tamanho da pupila.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …