Jovem combate desemprego tornando-se ‘moço de recados’

foto: mocoderecados.com

foto: mocoderecados.com

Desempregado e “farto de não fazer nada”, Luís Campos, de 33 anos, decidiu tornar-se “moço de recados” profissional e dedicar-se a fazer aquilo que as muitas pessoas não têm tempo ou paciência, e o negócio até não corre mal.

A ideia do ‘Moço de Recados‘ surgiu em 2007, quando Luís já “desenrascava” tarefas de alguns amigos e desde essa altura pensou que quando surgisse a oportunidade haveria de a concretizar.

“Foi o que aconteceu, fiquei desempregado. Trabalhava como responsável de publicidade e marketing numa empresa de construção que entrou em insolvência e em Novembro de 2012 surgiu o moço de recados”, contou Luís Campos à agência Lusa.

Luís Campos, fundador da 'Moço de Recados' (foto: r.Instagram)

Luís Campos, fundador da ‘Moço de Recados’ (foto: r.Instagram)

Comprar presentes, ir entregar flores ou chocolates são os recados mais comuns, mas há também pedidos que vêm do estrangeiro, há outros para ir à Segurança Social ou às Finanças e ainda outros de urgência.

“Um senhor ligou-me aflito porque o carro trancou-se com a chave na ignição e pediu-me para ir a casa da mulher buscar a chave suplente. Foi talvez o pedido mais estranho que tive”, contou.

O negócio está ainda a crescer, mas já existem clientes fiéis e todas as semanas aparecem novos.

De trás para a frente, montado na sua vespa, Luís consegue fugir ao trânsito e fazer uma média de seis recados por dia, mas já houve dias em que chegou aos 15 recados.

O recado é pago consoante o tempo dispensado: 30 minutos são 8 euros e, a partir daí, a cada 15 minutos acrescem dois euros. Num mês bom, Luís consegue um ordenado de 1000 euros.

“É uma aposta ganha, mas infelizmente é um serviço que tem algumas barreiras por ser um serviço novo. Temos que lutar com questões culturais e mostrar às pessoas que há outra forma de rentabilizarem o seu tempo e mostrar que estamos aqui para ajudar”, disse.

A operar na Grande Lisboa, o objectivo de Luís Campos é instalar um “moço de recados” em cada concelho e ainda chegar às grandes cidades.

“Quero não só criar um negócio que seja rentável, mas também que possa proporcionar emprego a outras pessoas. Talvez seja o meu contributo neste pequeno país”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …