“De janelas abertas” e “de forma transparente”. É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação “Juntos Somos Coimbra”, venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado.

O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, PPM, Volt, RIR, Aliança e “Nós, Cidadãos”.

O presidente eleito conseguiu garantir a maioria absoluta e refere que “é muito importante que tenhamos conseguido eleger seis vereadores”, acrescentando ainda que a maioria absoluta na câmara vai permitir “trabalhar com outra tranquilidade”. Contudo, anunciou que continuará “aberto a trabalhar com todas as forças políticas que elegeram vereadores”.

Em referência ao “início de um novo ciclo”, José Manuel Silva diz que vai governar a câmara de Coimbra “de portas abertas, de janelas arejadas, de forma transparente e para as pessoas que esperam, às vezes, não pelas grandes obras, mas pelas pequenas modificações e pelos pequenos investimentos que fazem a diferença na vida das pessoas”.

“Acima de tudo, confirma-se a vontade das pessoas de Coimbra, que nós sentíamos na rua e que teve tradução nas urnas”, disse ao Público, José Manuel Silva.

As sondagens apontavam para uma corrida próxima e para uma noite de indefinição, mas mesmo antes de serem conhecidos os resultados oficiais, o socialista Manuel Machado, que concorria a um terceiro mandato, ligou a José Manuel Silva, que encabeçava a coligação Juntos Somos Coimbra, a dar-lhe os parabéns.

Colocado entre os grandes vencedores da noite eleitoral, e como um dos trunfos de Rui Rio – que contrariou a concelhia e a distrital sociais-democratas ao escolhê-lo enquanto candidato -, José Manuel Silva derrotou o socialista Manuel Machado, que procurava obter um terceiro mandato consecutivo, depois de também ter liderado Coimbra entre 1989 e 2001.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …