José Eduardo Agualusa entre os 6 finalistas do Man Booker International Prize

LaraLongle

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

Escritor angolano é um dos seis finalistas da edição 2016 do prémio Man Booker International Prize, anunciou esta quinta-feira a organização.

A lista dos 13 finalistas foi anunciada pela organização em março passado e foi hoje reduzida para seis autores, nos quais consta José Eduardo Agualusa, avança a Lusa.

O escritor angolano concorre com o livro “General Theory of Oblivion” (“Teoria Geral do Esquecimento”), traduzido para inglês por Daniel Hahn.

O romance conta a história de uma mulher portuguesa que, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos em Luanda, às vésperas da Independência em 1975, ergue uma parede que separa o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo.

“Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma naufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer”, descreve a sinopse da obra.

Este livro “sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção” foi editado em 2012 pela Dom Quixote e publicado agora no Reino Unido pela Harvill Secker.

O Man Booker International Prize premeia os melhores livros de ficção traduzidos para a língua inglesa e o vencedor deste ano é conhecido no próximo dia 16 de maio.

Entre os seis finalistas, estão ainda Elena Ferrante (Itália), Han Kang (Coreia do Sul), Yan Lianke (China), Orhan Pamuk (Turquia) e Robert Seethaler (Áustria).

A obra vencedora recebe um prémio de 50 mil libras, cerca de 64 mil euros, dividido entre o autor e o tradutor da obra para inglês.

Na lista inicial de finalistas estava também o escritor brasileiro Raduan Nassar, com a obra “Um Copo de Cólera”, que agora fica pelo caminho.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …