José Eduardo Agualusa entre os 6 finalistas do Man Booker International Prize

LaraLongle

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

Escritor angolano é um dos seis finalistas da edição 2016 do prémio Man Booker International Prize, anunciou esta quinta-feira a organização.

A lista dos 13 finalistas foi anunciada pela organização em março passado e foi hoje reduzida para seis autores, nos quais consta José Eduardo Agualusa, avança a Lusa.

O escritor angolano concorre com o livro “General Theory of Oblivion” (“Teoria Geral do Esquecimento”), traduzido para inglês por Daniel Hahn.

O romance conta a história de uma mulher portuguesa que, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos em Luanda, às vésperas da Independência em 1975, ergue uma parede que separa o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo.

“Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma naufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer”, descreve a sinopse da obra.

Este livro “sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção” foi editado em 2012 pela Dom Quixote e publicado agora no Reino Unido pela Harvill Secker.

O Man Booker International Prize premeia os melhores livros de ficção traduzidos para a língua inglesa e o vencedor deste ano é conhecido no próximo dia 16 de maio.

Entre os seis finalistas, estão ainda Elena Ferrante (Itália), Han Kang (Coreia do Sul), Yan Lianke (China), Orhan Pamuk (Turquia) e Robert Seethaler (Áustria).

A obra vencedora recebe um prémio de 50 mil libras, cerca de 64 mil euros, dividido entre o autor e o tradutor da obra para inglês.

Na lista inicial de finalistas estava também o escritor brasileiro Raduan Nassar, com a obra “Um Copo de Cólera”, que agora fica pelo caminho.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …