José Eduardo Agualusa é finalista do Man Booker Prize

LaraLongle

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

Já é conhecida a lista dos 13 nomeados para o prémio literário Man Booker International Prize e há dois escritores lusófonos entre os finalistas: o angolano José Eduardo Agualusa e o brasileiro Raduan Nassar.

Depois da estreia da língua portuguesa em 2015, com Mia Couto, há novamente autores lusófonos entre a lista de 13 finalistas do Man Booker International Prize, um dos prémios mais importantes da Literatura contemporânea, divulgada na madrugada de quinta-feira.

José Eduardo Agualusa é nomeado pelo livro “Teoria Geral do Esquecimento“, enquanto o brasileiro Raduan Nassar é reconhecido pela a obra “Um Copo de Cólera“.

O vencedor é anunciado a 16 de maio, no Victoria & Albert Museum, em Londres, mas uma short list com os seis livros finalistas vai ser revelada a 14 de abril. A obra vencedora recebe um prémio de 50 mil libras (64 mil euros), dividido entre o autor e o tradutor da obra para inglês.

“Teoria Geral do Esquecimento” é um romance de José Eduardo Agualusa que conta a história de uma mulher portuguesa que, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos em Luanda, às vésperas da Independência em 1975, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo. “Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer”, descreve a sinopse.

Este livro “sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção” foi editado em 2012 pela Dom Quixote e publicado agora no Reino Unido pela Harvill Secker.

O autor de “Estação das Chuvas” (1996), “O Vendedor de Passados” (2004) e “Barroco Tropical” (2009) é também conhecido também por defender a causa do grupo de 15 ativistas angolanos acusados de perpetuarem um golpe de estado, no qual se encontrava Luaty Beirão, rapper e voz ativa na discussão do regime angolano que registou 36 dias de greve de fome, uma forma de protesto contra a prisão preventiva e o governo do país.

Raduan Nassar, brasileiro de 80 anos, é autor de poucas obras, entre as quais se destacam “Lavoura Arcaica” (1975) e “Um Copo de Cólera” (1978), romance nomeado para o prémio que foi apenas agora editado em inglês pela Penquin Modern Classics.

O Man Booker International Prize, que premeia os melhores livros de ficção traduzidos para língua inglesa, teve a primeira edição em 2005 e surgiu do Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários britânicos.

O prémio, aberto a escritores de todo o mundo, reconheceu no ano passado o romance “Brief Story of Seven Killings”, do jamaicano Marlon James (que será publicado pela Relógio de Água ainda este ano), e já foi vencido por nomes como William Golding, Salman Rushdie, Ian McEwan ou Eleanor Catton.

Este ano foram avaliados 155 obras, e a lista de semifinalistas desta edição do Man Booker International Prize – a “Man Booker Dozen” – é excepcionalmente longa, com 13 candidatos.

Agualusa e Nassar estão nomeados ao lado de escritores conhecidos, incluindo vencedores do Prémio Nobel, nomeadamente o japonês Kenzaburo Õe, com a obra “Death By Water”, e o turco Orhan Pamuk, com o livro “A Strangeness in My Mind”, e ainda a italiana Elena Ferrante, com “História da Menina Perdida”.

Eis a lista completa dos nomeados:

  • José Eduardo Agualusa (Angola), Teoria Geral do Esquecimento
  • Raduan Nassar (Brasil), Um Copo de Cólera
  • Kenzaburo Oe (Japão), Death by Water
  • Orhan Pamuk (Turquia), A Strangeness in My Mind
  • Elena Ferrante (Itália), A História da Menina Perdida
  • Han Kang (Coreia do Sul), The Vegetarian
  • Maylis de Kerangal (França), Mend the Living
  • Eka Kurniawan (Indonésia), Man Tiger
  • Yan Lianke (China), The Four Books
  • Fiston Mwanza Mujila (República Democrática do Congo/Áustria), Tram 83
  • Marie NDiaye (França), Ladivine
  • Aki Ollikainen (Finlândia), White Hunger
  • Robert Seethaler (Áustria), A Whole Life

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …