/

Jornalistas dos EUA detidos depois de entrevista a Nicolás Maduro

1

(h) Miraflores Press / EPA

Uma equipa de sete pessoas do canal de televisão norte-americano Univisión esteve detida durante três horas, no palácio presidencial de Miraflores, denunciou o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa.

Entre os detidos estava o jornalista Jorge Ramos e o correspondente em Caracas da Univisión, Francisco Urreiztieta. Segundo o SNTP, a equipa foi detida, segunda-feira, “dentro de Miraflores, depois de entrevistarem” o Presidente Nicolás Maduro.

Confiscaram-lhes todo o equipamento técnico que levaram ao palácio para a entrevista”, acrescentou. A detenção foi confirmada pela Univisión que apontou, de acordo com uma nota publicada no seu site, que os jornalistas “foram soltos” depois de “quase três horas de detenção”.

O SNTP denuncia ainda que “à saída de Miraflores, Jorge Ramos e toda a equipa da Univisión, foram gravados e escoltados durante todo o trajeto” até ao hotel onde se encontram hospedados, por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência.

Pelas 23h00 horas locais de segunda-feira (03h00 horas de terça-feira em Lisboa), segundo o SNTP, o SEBIN mantinha “tomadas as instalações do hotel, em Caracas, onde se encontra hospedada a equipa da Univisión”. “Os funcionários (do SEBIN) impediram a entrada ou saída de qualquer pessoa”, explica, o SNTP na conta do Twitter.

A causa da detenção, segundo o SNTP, deveu-se ao facto de Nicolás Maduro ter ficado “chateado com as perguntas feitas pelo jornalista Jorge Ramos”. “Não gostou quando foi questionado sobre acusações de fraude e saiu da sala quando o repórter lhe mostrou um vídeo com crianças a comerem do lixo”, explica.

Em declarações à Univisión, Jorge Ramos afirmou ter dito a Nicolas Maduro que milhões de venezuelanos o consideram um “ditador” e “ele obviamente não gostou”, tendo sido uma das razões para que a entrevista fosse interrompida.

O SNTP denuncia ainda que o ministro de Comunicação e Informação venezuelano, Jorge Rodríguez e a vice-presidente da Venezuela Delcy Rodríguez, entraram na sala, “ofenderam a equipa” e chamaram Jorge Ramos de “provocador convencional”. “Vais engolir as tuas palavras com uma Coca Cola”, terão dito.

Jorge Ramos explicou ainda à Univisión que durante “mais de duas horas” estiveram “metidos num quarto de segurança, com as luzes apagadas”.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.