Jornalista holandesa detida após escrever artigo a criticar o Presidente turco

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

A jornalista holandesa Ebru Umar, que vive na Turquia, foi detida na manhã deste domingo por ter publicado críticas ao Presidente Recep Erdogan.

“Polícia à porta. Não é brincadeira”, escreveu Ebru Umar, jornalista de origem turca conhecida por ser ateia e feminista, citada pela France Press.

“Não sou livre, vamos passar no hospital”, escreveu num segundo tweet a avisar que pretendia fazer um exame médico, para registar o seu estado de saúde, antes de ser detida. A jornalista, que colabora com o jornal Metro e os sites TPO e Geen Stijl, vive em Kusadasi, uma cidade turística na costa ocidental da Turquia.

Recentemente, Umar, de 45 anos, escreveu um texto muito crítico sobre o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, publicado no jornal holandês Metro, do qual publicou depois vários extratos no Twitter.

Os administradores do blogue holandês Geenstijl escreveram ter recebido uma mensagem SMS de Ebru Umar a indicar que ela seria presente a um juiz na segunda-feira de manhã e que tinha sido detida depois de alguém ter denunciado os seus tweets numa linha oficial de alertas criada pelas autoridades turcas.

Entretanto, a jornalista holandesa foi colocada em prisão domiciliar. “Duas coisas: livre, mas sob prisão domiciliar”, refere um tweet da jornalista.

Entretanto, a hashtag #freeebru (“libertem Ebru”) está a propagar-se nas redes sociais na Holanda, com políticos e comentadores holandeses a reclamarem a libertação da jornalista.

O próprio primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou num tweet ter tido “contato @umarebru na madrugada de domingo. A nossa embaixada está em estreito contacto com ela para assistência”.

Os julgamentos na Turquia por insultos a Erdogan têm-se multiplicado desde a sua eleição para a presidência em agosto de 2014, e ascendem quase a dois mil o número de processos abertos.

O Ministério holandês dos Negócios Estrangeiros disse à AFP que está a acompanhar de perto o caso e que está em contacto com as autoridades na Turquia. Em setembro de 2015, a jornalista freelance holandesa Frederike Geerdink foi deportada da Turquia depois de ter sido detida durante confrontos entre apoiantes do Partido dos Trabalhadores do Kurdistão (PKK) e as forças de segurança turcas.

O artigo de Umar referia-se a um incidente diplomático entre a Turquia e a Holanda, tecendo críticas ao Presidente turco, que é acusado de estar a acabar com a liberdade de expressão e de imprensa no seu país.

O diferendo entre os dois países começou na semana passada, quando foi divulgado um email do consulado turco em Roterdão dirigido às organizações turcas na Holanda, pedindo que reencaminhassem quaisquer emails ou publicações nas redes sociais em que identificassem insultos a Erdogan ou à Turquia.

O primeiro-ministro Mark Rutte disse que iria pedir esclarecimentos a Ancara e o consulado fez saber através de uma nota que atribuía a responsabilidade do email a um funcionário, que usou “uma escolha de palavras infeliz” que foram mal interpretadas.

O caso tinha como contexto a indignação levantada na Alemanha depois do Governo alemão ter dado luz verde às autoridades judiciais para, na sequência de uma queixa-crime da Turquia, iniciarem procedimentos criminais contra Jan Boehmermann, um cómico popular no país, por escrito um poema satírico sobre Erdogan.

ZAP / SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro…
    Se até pedem para prender/julgar comediantes na Alemanha, etc (e a Merel concorda), já não é preciso dizer mais nada…
    Este é o país que quer entrar “à força” para a UE e a quem a lideranças europeias entregam milhões e refugiados..

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …