Jornalista chinês confessa ter “causado o caos” nos mercados bolsistas

Ahmad Nawawi / Flickr

-

Um jornalista financeiro “confessou ter causado o pânico e a desordem” nos mercados bolsistas chineses e “perdas enormes para o país”, noticiaram os ‘media’ estatais em Pequim.

Wang Xiaolu, um jornalista da revista económica chinesa Caijing, foi detido na sequência da recente perturbação bolsista chinesa, por ter difundido notícias falsas sobre ações e mercados a prazo, de acordo com a agência noticiosa oficial Nova China.

Num artigo publicado em julho, Xiaolu afirmava que a autoridade reguladora dos valores mobiliários estudava a possibilidade da saída dos fundos públicos do mercado.

A comissão chinesa de regulação dos mercados financeiros, CSRC, desmentiu rapidamente os textos do jornalista, que considerou irresponsáveis.

De acordo com a agência, o jornalista “confessou que as suas informações falsas provocaram o pânico e a desordem na bolsa, minaram seriamente a confiança nos mercados e causaram enormes perdas para o país e investidores”.

Em comunicado divulgado no seu site, a revista Caijing afirmou que “defendia o direito dos jornalistas a cumprirem o seu dever em conformidade com a lei”.

A Nova China anunciou também a detenção de um responsável do organismo de supervisão dos mercados chineses e de quatro dirigentes da mais importante corretora “por infrações” no mercado bolsista.

Liu Shufan, um responsável da CSRC, é suspeito de corrupção e falsificação de selos oficiais. A Nova China revelou que Liu também “confessou os crimes”.

Os ‘media’ governamentais chineses noticiam regularmente o que apresentam como confissões de suspeitos em casos importantes.

A Nova China noticiou que 197 pessoas foram sancionadas durante uma campanha especial da polícia contra rumores na Internet relativos aos mercados bolsistas chineses, às recentes explosões em Tianjin (sul de Pequim) e outros acontecimentos importantes.

A agência não adiantou pormenores sobre as sanções impostas, mas os crimes sancionados incluíam o alegado suicídio de um homem em Pequim devido à crise nas bolsas, a falsificação do número das vítimas em Tianjin e a difusão de “rumores sediciosos” sobre as comemorações na China do 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …