Jornalista chinês confessa ter “causado o caos” nos mercados bolsistas

Ahmad Nawawi / Flickr

-

Um jornalista financeiro “confessou ter causado o pânico e a desordem” nos mercados bolsistas chineses e “perdas enormes para o país”, noticiaram os ‘media’ estatais em Pequim.

Wang Xiaolu, um jornalista da revista económica chinesa Caijing, foi detido na sequência da recente perturbação bolsista chinesa, por ter difundido notícias falsas sobre ações e mercados a prazo, de acordo com a agência noticiosa oficial Nova China.

Num artigo publicado em julho, Xiaolu afirmava que a autoridade reguladora dos valores mobiliários estudava a possibilidade da saída dos fundos públicos do mercado.

A comissão chinesa de regulação dos mercados financeiros, CSRC, desmentiu rapidamente os textos do jornalista, que considerou irresponsáveis.

De acordo com a agência, o jornalista “confessou que as suas informações falsas provocaram o pânico e a desordem na bolsa, minaram seriamente a confiança nos mercados e causaram enormes perdas para o país e investidores”.

Em comunicado divulgado no seu site, a revista Caijing afirmou que “defendia o direito dos jornalistas a cumprirem o seu dever em conformidade com a lei”.

A Nova China anunciou também a detenção de um responsável do organismo de supervisão dos mercados chineses e de quatro dirigentes da mais importante corretora “por infrações” no mercado bolsista.

Liu Shufan, um responsável da CSRC, é suspeito de corrupção e falsificação de selos oficiais. A Nova China revelou que Liu também “confessou os crimes”.

Os ‘media’ governamentais chineses noticiam regularmente o que apresentam como confissões de suspeitos em casos importantes.

A Nova China noticiou que 197 pessoas foram sancionadas durante uma campanha especial da polícia contra rumores na Internet relativos aos mercados bolsistas chineses, às recentes explosões em Tianjin (sul de Pequim) e outros acontecimentos importantes.

A agência não adiantou pormenores sobre as sanções impostas, mas os crimes sancionados incluíam o alegado suicídio de um homem em Pequim devido à crise nas bolsas, a falsificação do número das vítimas em Tianjin e a difusão de “rumores sediciosos” sobre as comemorações na China do 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …