Jornal italiano garante que o Papa Francisco tem um tumor no cérebro

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco, de 78 anos, terá um tumor no cérebro, garante um jornal italiano. O Vaticano já desmentiu a notícia, mas o director da publicação reafirma a sua veracidade.

“O Papa está doente”. O sumo pontífice terá “um pequeno tumor no cérebro, curável“, que não necessita de intervenção cirúrgica e pode ser tratado, adianta o jornal italiano Quotidiano Nazionale.

A publicação afirma que o líder da Igreja Católica foi diagnosticado depois de lhe ter sido detectada “uma mancha escura no cérebro”.

A alegada presença no Vaticano do médico japonês Takanori Fukushima, especialista na pesquisa e tratamento de tumores do cérebro e aneurismas, é um dos factos que o jornal apresenta para confirmar a notícia.

A visita de Fukushima ao Vaticano é confirmada pela agência italiana ANSA, que revela que o médico esteve de facto em Itália, “e provavelmente no Vaticano, para se ocupar do estado de saúde do Papa”, em Janeiro passado.

Outro detalhe que comprovará, segundo o Quotidiano Nazionale, a doença do Papa é a suposta viagem de um helicóptero oficial da Santa Sé desde o Vaticano até à Clínica San Rossore, perto de Pisa, no centro de Itália, onde trabalham vários especialistas em tumores do cérebro e aneurismas.

Vaticano nega

O vice-director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedettini, nega estes voos de helicóptero e o porta-voz do Papa, Federico Lombardi, fala em notícias “infundadas”.

“O Papa está a desenvolver como sempre a sua intensíssima actividade. A difusão de notícias infundadas é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”, garante Federico Lombardi citado pelo jornal La Reppublica.

“Nenhum médico japonês veio ao Vaticano, não se fizeram exames como os referidos no artigo, nem houve voos de helicóptero. Posso confirmar que o Papa goza de boa saúde, tem apenas alguns problemas nas pernas”, acrescenta Lombardi, em declarações divulgadas pelo Corriere della Sera.

Mas o director do Quotidiano Nazionale, Andrea Cangini, reafirma a existência do tumor, e considera que o desmentido do Vaticano “é compreensível e era esperado”.

Citado pela ANSA, Andrea Cangini acrescenta que o jornal atrasou a notícia até ao limite para “fazer todas as verificações do caso”.

“Não temos a mínima dúvida sobre o seu fundamento”, garante.

O Papa entrou nesta quarta-feira de manhã no “Papa-móvel” na Praça de S. Paulo, no Vaticano, sorridente como sempre, e falou aos presentes, citando João Paulo II para notar que é preciso “carregar com alegria a cruz do sofrimento”.

Embora a frase seja enigmática, o Papa não fez na ocasião qualquer referência à sua vida pessoal.

Em Março passado, no entanto, o papa Francisco tinha comentado que sente que “o seu reinado será breve” e que poderá ter só mais dois ou três anos pela frente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para se venderem jornais não necessitam de noticias da intimidade de Alguém que faz parte da nossa referencia civilizacional cristã, cuja imagem por si só nos prende à pacificação espiritual indispensável ao equilibrio neste mundo conturbado e agitado, em que o jornalismo, muitas das vezes contribui , não com noticias de enlevo da nossa formação, mas dela destruidora.

    Bastará o dia, em que como mortal teremos de o vêr partir, figura irreparável da Igreja do meu tempo, apesar do respeito pela memória de outras Figuras, mas a quem a Igreja Católica actual deve a aproximação, aos principios que Jesus nos ensinou não apenas pela palavra , mas por actos.

    Tenham respeito pelo mortal, pelo chefe religioso , e por quem vos lè, e noticiem os vossos actos diários que com êle possam ter aprendido…..Se é que serão capazes de aprender qualquer coisa.

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …