Jornal italiano garante que o Papa Francisco tem um tumor no cérebro

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco, de 78 anos, terá um tumor no cérebro, garante um jornal italiano. O Vaticano já desmentiu a notícia, mas o director da publicação reafirma a sua veracidade.

“O Papa está doente”. O sumo pontífice terá “um pequeno tumor no cérebro, curável“, que não necessita de intervenção cirúrgica e pode ser tratado, adianta o jornal italiano Quotidiano Nazionale.

A publicação afirma que o líder da Igreja Católica foi diagnosticado depois de lhe ter sido detectada “uma mancha escura no cérebro”.

A alegada presença no Vaticano do médico japonês Takanori Fukushima, especialista na pesquisa e tratamento de tumores do cérebro e aneurismas, é um dos factos que o jornal apresenta para confirmar a notícia.

A visita de Fukushima ao Vaticano é confirmada pela agência italiana ANSA, que revela que o médico esteve de facto em Itália, “e provavelmente no Vaticano, para se ocupar do estado de saúde do Papa”, em Janeiro passado.

Outro detalhe que comprovará, segundo o Quotidiano Nazionale, a doença do Papa é a suposta viagem de um helicóptero oficial da Santa Sé desde o Vaticano até à Clínica San Rossore, perto de Pisa, no centro de Itália, onde trabalham vários especialistas em tumores do cérebro e aneurismas.

Vaticano nega

O vice-director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedettini, nega estes voos de helicóptero e o porta-voz do Papa, Federico Lombardi, fala em notícias “infundadas”.

“O Papa está a desenvolver como sempre a sua intensíssima actividade. A difusão de notícias infundadas é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”, garante Federico Lombardi citado pelo jornal La Reppublica.

“Nenhum médico japonês veio ao Vaticano, não se fizeram exames como os referidos no artigo, nem houve voos de helicóptero. Posso confirmar que o Papa goza de boa saúde, tem apenas alguns problemas nas pernas”, acrescenta Lombardi, em declarações divulgadas pelo Corriere della Sera.

Mas o director do Quotidiano Nazionale, Andrea Cangini, reafirma a existência do tumor, e considera que o desmentido do Vaticano “é compreensível e era esperado”.

Citado pela ANSA, Andrea Cangini acrescenta que o jornal atrasou a notícia até ao limite para “fazer todas as verificações do caso”.

“Não temos a mínima dúvida sobre o seu fundamento”, garante.

O Papa entrou nesta quarta-feira de manhã no “Papa-móvel” na Praça de S. Paulo, no Vaticano, sorridente como sempre, e falou aos presentes, citando João Paulo II para notar que é preciso “carregar com alegria a cruz do sofrimento”.

Embora a frase seja enigmática, o Papa não fez na ocasião qualquer referência à sua vida pessoal.

Em Março passado, no entanto, o papa Francisco tinha comentado que sente que “o seu reinado será breve” e que poderá ter só mais dois ou três anos pela frente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para se venderem jornais não necessitam de noticias da intimidade de Alguém que faz parte da nossa referencia civilizacional cristã, cuja imagem por si só nos prende à pacificação espiritual indispensável ao equilibrio neste mundo conturbado e agitado, em que o jornalismo, muitas das vezes contribui , não com noticias de enlevo da nossa formação, mas dela destruidora.

    Bastará o dia, em que como mortal teremos de o vêr partir, figura irreparável da Igreja do meu tempo, apesar do respeito pela memória de outras Figuras, mas a quem a Igreja Católica actual deve a aproximação, aos principios que Jesus nos ensinou não apenas pela palavra , mas por actos.

    Tenham respeito pelo mortal, pelo chefe religioso , e por quem vos lè, e noticiem os vossos actos diários que com êle possam ter aprendido…..Se é que serão capazes de aprender qualquer coisa.

RESPONDER

PS, PCP e Joacine travam audição de Lucília Gago sobre diretiva polémica

O Parlamento chumbou, esta quarta-feira, a audição da procuradora-geral da República acerca da diretiva sobre poderes hierárquicos no Ministério Público (MP). Hoje de manhã, estiveram em debate na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias …

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …