Jornal italiano garante que o Papa Francisco tem um tumor no cérebro

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco, de 78 anos, terá um tumor no cérebro, garante um jornal italiano. O Vaticano já desmentiu a notícia, mas o director da publicação reafirma a sua veracidade.

“O Papa está doente”. O sumo pontífice terá “um pequeno tumor no cérebro, curável“, que não necessita de intervenção cirúrgica e pode ser tratado, adianta o jornal italiano Quotidiano Nazionale.

A publicação afirma que o líder da Igreja Católica foi diagnosticado depois de lhe ter sido detectada “uma mancha escura no cérebro”.

A alegada presença no Vaticano do médico japonês Takanori Fukushima, especialista na pesquisa e tratamento de tumores do cérebro e aneurismas, é um dos factos que o jornal apresenta para confirmar a notícia.

A visita de Fukushima ao Vaticano é confirmada pela agência italiana ANSA, que revela que o médico esteve de facto em Itália, “e provavelmente no Vaticano, para se ocupar do estado de saúde do Papa”, em Janeiro passado.

Outro detalhe que comprovará, segundo o Quotidiano Nazionale, a doença do Papa é a suposta viagem de um helicóptero oficial da Santa Sé desde o Vaticano até à Clínica San Rossore, perto de Pisa, no centro de Itália, onde trabalham vários especialistas em tumores do cérebro e aneurismas.

Vaticano nega

O vice-director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedettini, nega estes voos de helicóptero e o porta-voz do Papa, Federico Lombardi, fala em notícias “infundadas”.

“O Papa está a desenvolver como sempre a sua intensíssima actividade. A difusão de notícias infundadas é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”, garante Federico Lombardi citado pelo jornal La Reppublica.

“Nenhum médico japonês veio ao Vaticano, não se fizeram exames como os referidos no artigo, nem houve voos de helicóptero. Posso confirmar que o Papa goza de boa saúde, tem apenas alguns problemas nas pernas”, acrescenta Lombardi, em declarações divulgadas pelo Corriere della Sera.

Mas o director do Quotidiano Nazionale, Andrea Cangini, reafirma a existência do tumor, e considera que o desmentido do Vaticano “é compreensível e era esperado”.

Citado pela ANSA, Andrea Cangini acrescenta que o jornal atrasou a notícia até ao limite para “fazer todas as verificações do caso”.

“Não temos a mínima dúvida sobre o seu fundamento”, garante.

O Papa entrou nesta quarta-feira de manhã no “Papa-móvel” na Praça de S. Paulo, no Vaticano, sorridente como sempre, e falou aos presentes, citando João Paulo II para notar que é preciso “carregar com alegria a cruz do sofrimento”.

Embora a frase seja enigmática, o Papa não fez na ocasião qualquer referência à sua vida pessoal.

Em Março passado, no entanto, o papa Francisco tinha comentado que sente que “o seu reinado será breve” e que poderá ter só mais dois ou três anos pela frente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para se venderem jornais não necessitam de noticias da intimidade de Alguém que faz parte da nossa referencia civilizacional cristã, cuja imagem por si só nos prende à pacificação espiritual indispensável ao equilibrio neste mundo conturbado e agitado, em que o jornalismo, muitas das vezes contribui , não com noticias de enlevo da nossa formação, mas dela destruidora.

    Bastará o dia, em que como mortal teremos de o vêr partir, figura irreparável da Igreja do meu tempo, apesar do respeito pela memória de outras Figuras, mas a quem a Igreja Católica actual deve a aproximação, aos principios que Jesus nos ensinou não apenas pela palavra , mas por actos.

    Tenham respeito pelo mortal, pelo chefe religioso , e por quem vos lè, e noticiem os vossos actos diários que com êle possam ter aprendido…..Se é que serão capazes de aprender qualquer coisa.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …