Jornal italiano garante que o Papa Francisco tem um tumor no cérebro

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco, de 78 anos, terá um tumor no cérebro, garante um jornal italiano. O Vaticano já desmentiu a notícia, mas o director da publicação reafirma a sua veracidade.

“O Papa está doente”. O sumo pontífice terá “um pequeno tumor no cérebro, curável“, que não necessita de intervenção cirúrgica e pode ser tratado, adianta o jornal italiano Quotidiano Nazionale.

A publicação afirma que o líder da Igreja Católica foi diagnosticado depois de lhe ter sido detectada “uma mancha escura no cérebro”.

A alegada presença no Vaticano do médico japonês Takanori Fukushima, especialista na pesquisa e tratamento de tumores do cérebro e aneurismas, é um dos factos que o jornal apresenta para confirmar a notícia.

A visita de Fukushima ao Vaticano é confirmada pela agência italiana ANSA, que revela que o médico esteve de facto em Itália, “e provavelmente no Vaticano, para se ocupar do estado de saúde do Papa”, em Janeiro passado.

Outro detalhe que comprovará, segundo o Quotidiano Nazionale, a doença do Papa é a suposta viagem de um helicóptero oficial da Santa Sé desde o Vaticano até à Clínica San Rossore, perto de Pisa, no centro de Itália, onde trabalham vários especialistas em tumores do cérebro e aneurismas.

Vaticano nega

O vice-director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedettini, nega estes voos de helicóptero e o porta-voz do Papa, Federico Lombardi, fala em notícias “infundadas”.

“O Papa está a desenvolver como sempre a sua intensíssima actividade. A difusão de notícias infundadas é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”, garante Federico Lombardi citado pelo jornal La Reppublica.

“Nenhum médico japonês veio ao Vaticano, não se fizeram exames como os referidos no artigo, nem houve voos de helicóptero. Posso confirmar que o Papa goza de boa saúde, tem apenas alguns problemas nas pernas”, acrescenta Lombardi, em declarações divulgadas pelo Corriere della Sera.

Mas o director do Quotidiano Nazionale, Andrea Cangini, reafirma a existência do tumor, e considera que o desmentido do Vaticano “é compreensível e era esperado”.

Citado pela ANSA, Andrea Cangini acrescenta que o jornal atrasou a notícia até ao limite para “fazer todas as verificações do caso”.

“Não temos a mínima dúvida sobre o seu fundamento”, garante.

O Papa entrou nesta quarta-feira de manhã no “Papa-móvel” na Praça de S. Paulo, no Vaticano, sorridente como sempre, e falou aos presentes, citando João Paulo II para notar que é preciso “carregar com alegria a cruz do sofrimento”.

Embora a frase seja enigmática, o Papa não fez na ocasião qualquer referência à sua vida pessoal.

Em Março passado, no entanto, o papa Francisco tinha comentado que sente que “o seu reinado será breve” e que poderá ter só mais dois ou três anos pela frente.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para se venderem jornais não necessitam de noticias da intimidade de Alguém que faz parte da nossa referencia civilizacional cristã, cuja imagem por si só nos prende à pacificação espiritual indispensável ao equilibrio neste mundo conturbado e agitado, em que o jornalismo, muitas das vezes contribui , não com noticias de enlevo da nossa formação, mas dela destruidora.

    Bastará o dia, em que como mortal teremos de o vêr partir, figura irreparável da Igreja do meu tempo, apesar do respeito pela memória de outras Figuras, mas a quem a Igreja Católica actual deve a aproximação, aos principios que Jesus nos ensinou não apenas pela palavra , mas por actos.

    Tenham respeito pelo mortal, pelo chefe religioso , e por quem vos lè, e noticiem os vossos actos diários que com êle possam ter aprendido…..Se é que serão capazes de aprender qualquer coisa.

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …