Jornal chinês na fronteira com a Coreia explica o que fazer em caso de acidente nuclear

Um jornal de Jilin, província chinesa que faz fronteira com a Coreia do Norte, publicou esta semana instruções sobre como proceder em caso de acidente nuclear, ilustrando o crescente receio da população face aos testes de Pyongyang.

Sob a direção de Kim Jong-un, Pyongyang efetuou três testes nucleares na região de Punggye-ri, a apenas 100 quilómetros da fronteira com a China, causando apreensão entre os residentes de Jilin, província com 27,5 milhões de habitantes.

Na edição de quinta-feira, o Jilin Daily publicou uma página inteira com instruções detalhadas e ilustradas com desenhos a explicar o que fazer em caso de um acidente ou ataque nuclear.

A China e Coreia do Norte partilham uma fronteira com 1.420 quilómetros de extensão.

As imagens das instruções foram rapidamente partilhadas nas redes sociais, levando o jornal a explicar em editorial que se “tratou apenas de um programa rotineiro de formação em defesa nacional e segurança pública” e que as pessoas não lhe devem conferir segundas interpretações.

No mesmo dia, no entanto, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês escreveu em editorial que as preocupações em Jilin são “compreensíveis”, mas ressalvou que não há motivos para tal.

“Coreia do Sul, Japão ou mesmo os Estados Unidos, deviam estar mais preocupados sobre possíveis ataques”, escreve o Global Times.

Nos últimos meses, os sucessivos ensaios nucleares de Pyongyang e a retórica beligerante do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump, elevaram a tensão na península coreana para níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …