/

Na Suécia, um jornal deixou de aceitar anúncios de empresas de combustíveis fósseis

(dv) Quercus

O jornal sueco Dagens ETC vai deixar de publicar anúncios que promovem o uso e os serviços das empresas de combustíveis fósseis.

Em prol das alterações climáticas e motivados pelo slogan “jornal vermelho para um mundo mais verde”, o jornal sueco Dagens ETC deixou de aceitar anúncios de empresas ligadas aos combustíveis fósseis.

Ao The Guardian, o editor-chefe Andreas Gustavsson explicou que está “ciente que o setor dos media é extremamente difícil de sobreviver financeiramente”, mas que “a crise climática afeta cada um de nós”.

Apesar de admitir que a decisão de cortar na publicidade referente aos combustíveis fósseis poderá afetar as finanças do jornal, não deixou de incentivar outros órgãos de comunicação social a fazer o mesmo.

A decisão do jornal online, com sede em Estocolmo, surge após a Cimeira da Ação Climática, que teve lugar na segunda-feira, em Nova Iorque, na qual se pretendeu definir ações concretas contra o aquecimento global e incentivar os países a cumprir as metas do Acordo de Paris, de 2015.

Durante a cimeira, ativistas ambientais do movimento Extinction Rebellion mostraram o seu descontentamento, em Washington, nos Estados Unidos, face à falta de medidas contra a crise climática por parte dos líderes políticos.

Segundo a Visão, o diário tem cerca de 10 mil assinantes e 200 mil leitores semanais e os seus principais temas centram-se no ambiente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.