Jornais Sol e i vão fechar

(dr) sol.pt

O director do jornal Sol, José António Saraiva

O grupo angolano que detém os jornais Sol e i decidiu encerrar as duas publicações. A ideia da Newshold de Álvaro Sobrinho é criar um novo projecto jornalístico com apenas um terço dos trabalhadores dos dois jornais.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que salienta que a decisão foi comunicada aos trabalhadores do Sol e do i em plenário realizado esta segunda-feira.

Este processo deverá levar ao despedimento de cerca de 120 pessoas, permanecendo agregadas ao novo projecto jornalístico a criar apenas 66 trabalhadores, ainda de acordo com o Público.

O diário realça os “elevados prejuízos” dos dois jornais como argumento do grupo de Álvaro Sobrinho para os encerramentos.

Só em 2014, o Sol terá tido prejuízos da ordem dos 4,4 milhões de euros, enquanto o i terá tido resultados negativos de 3,8 milhões de euros.

A reestruturação no grupo vai também motivar cortes salariais nos trabalhadores que ficam, segundo avança o jornal Expresso.

“No caso dos directores, esses cortes podem atingir 50% do vencimento actual“, aponta o semanário.

O Expresso acrescenta que “regalias como os telemóveis até agora pagos pela empresa ou a carrinha que garantia a ligação gratuita entre Lisboa e a sede dos jornais (em Queijas) também serão cortadas”.

A nova publicação que a Newshold pretende criar deverá incluir uma edição diária e outra semanal, segundo o Público.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Certamente não terá nada a ver com andarem a divulgar os podres do PS, incluindo do nosso saudoso José Socrates 😛

    Acredito tanto nisso como naqueles jantares com procuradores que mandaram destruir provas para assinaturas de um livro ??!!!???

    E assim começa, em meia dúzia de dias muitos cordéis já foram mexidos, antevejo em breve os casos contra Socrates e outros serem arquivados e vamos pagar bem pago a indemenização.

    • acho que tem que ver com o facto de os facilitadores que os suportavam terem perdido o estado de graça. estes (angolanos) estão a fazer as malas para voltarem a casa antes que os chamem a contas e os facilitadores prevendo que as coisas podiam ficar feias refugiaram-se no parlamento onde podem usufruir do manto mágico chamado imunidade.

  2. Que se mete com bandidos, não merece outra coisa!
    Da escumalha do regime angolano estavam à espera de quê?
    Eles não tem o mínimo respeito pelo próprio povo, quanto mais…

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …