Jornais Sol e i vão fechar

(dr) sol.pt

O director do jornal Sol, José António Saraiva

O grupo angolano que detém os jornais Sol e i decidiu encerrar as duas publicações. A ideia da Newshold de Álvaro Sobrinho é criar um novo projecto jornalístico com apenas um terço dos trabalhadores dos dois jornais.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que salienta que a decisão foi comunicada aos trabalhadores do Sol e do i em plenário realizado esta segunda-feira.

Este processo deverá levar ao despedimento de cerca de 120 pessoas, permanecendo agregadas ao novo projecto jornalístico a criar apenas 66 trabalhadores, ainda de acordo com o Público.

O diário realça os “elevados prejuízos” dos dois jornais como argumento do grupo de Álvaro Sobrinho para os encerramentos.

Só em 2014, o Sol terá tido prejuízos da ordem dos 4,4 milhões de euros, enquanto o i terá tido resultados negativos de 3,8 milhões de euros.

A reestruturação no grupo vai também motivar cortes salariais nos trabalhadores que ficam, segundo avança o jornal Expresso.

“No caso dos directores, esses cortes podem atingir 50% do vencimento actual“, aponta o semanário.

O Expresso acrescenta que “regalias como os telemóveis até agora pagos pela empresa ou a carrinha que garantia a ligação gratuita entre Lisboa e a sede dos jornais (em Queijas) também serão cortadas”.

A nova publicação que a Newshold pretende criar deverá incluir uma edição diária e outra semanal, segundo o Público.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Certamente não terá nada a ver com andarem a divulgar os podres do PS, incluindo do nosso saudoso José Socrates 😛

    Acredito tanto nisso como naqueles jantares com procuradores que mandaram destruir provas para assinaturas de um livro ??!!!???

    E assim começa, em meia dúzia de dias muitos cordéis já foram mexidos, antevejo em breve os casos contra Socrates e outros serem arquivados e vamos pagar bem pago a indemenização.

    • acho que tem que ver com o facto de os facilitadores que os suportavam terem perdido o estado de graça. estes (angolanos) estão a fazer as malas para voltarem a casa antes que os chamem a contas e os facilitadores prevendo que as coisas podiam ficar feias refugiaram-se no parlamento onde podem usufruir do manto mágico chamado imunidade.

  2. Que se mete com bandidos, não merece outra coisa!
    Da escumalha do regime angolano estavam à espera de quê?
    Eles não tem o mínimo respeito pelo próprio povo, quanto mais…

RESPONDER

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …

DGS cedeu aos cientistas dados incompletos, com erros graves e até homens grávidos

Os dados de vigilância epidemiológica da Covid-19 cedidos pela Direção-Geral da Saúde aos cientistas contêm "dados com caráter provisório", que "poderão ser ainda alvo de validação” e com erros graves - entre os quais falhas …