Johnson compara Corbyn a Estaline devido ao “ódio” pelos criadores de riqueza

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, lançou esta quarta-feira a campanha eleitoral para as eleições de 12 de dezembro, comparando o líder da oposição, Jeremy Corbyn, ao antigo líder soviético Estaline por causa do seu “ódio” pelos criadores de riqueza.

Num artigo publicado no Daily Telegraph e citado pelo Expresso, Boris Johnson escreveu que o trabalhista demoniza bilionários de uma maneira que não era vista desde que Estaline perseguiu proprietários de terras na década de 1930.

“Eles fingem que o seu ódio se dirige apenas a certos bilionários – e apontam o dedo a indivíduos com um prazer e um revanchismo que não eram vistos desde que Estaline perseguiu os culaques [camponeses russos que se tornaram proprietários a partir de 1906 e até à coletivização das terras]”, descreveu o líder conservador.

E acrescentou: “Na realidade, eles acabariam a aplicar impostos a todos: sobre pensões, negócios, heranças, casas e jardins”.

No texto, Boris Johnson assegurou que o ‘Brexit’ vai libertar “centenas de milhares de milhões” em investimentos no Reino Unido. Já os trabalhistas não trariam nada senão mais adiamentos no processo de saída da União Europeia, o que “atrasaria o país”, prognosticou.

O ataque do primeiro-ministro surgiu em resposta a Jeremy Corbyn, que declarou na última quinta-feira que um Governo trabalhista perseguiria uma “elite” muito rica que explora um “sistema fraudulento” para recolher benefícios à custa de muitos.

O líder do Labour reagiu ao artigo de Boris Johnson, publicando no Twitter a capa do jornal e acrescentando a legenda: “Os disparates que os super-ricos inventam para evitarem pagar um pouco mais de impostos…”.

Com o Parlamento dissolvido desde a meia-noite, o primeiro-ministro dirigiu-se ao Palácio de Buckingham para uma audiência com a rainha Isabel II, regressando depois a Downing Street para o arranque oficial da campanha.

Um dos pontos altos da campanha será o debate entre Boris Johnson e Jeremy Corbyn na ITV a 19 de novembro. No dia 28, o debate alargar-se-á à líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson, e será transmitido na Sky News.

Estas serão as primeiras legislativas realizadas em dezembro no Reino Unido desde 1923.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E ao Hitler tambem que odiava o poder financeiro o 1% dos mais ricos que faziam a Alemanha pagar os juros de guerra da 1ª guerra mundial, ou seja odiava os judeus

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …