John Oliver criticou Xi Jinping. China bloqueou o site da HBO

John Oliver, comediante e apresentador do Last Week Tonight, dedicou um dos seus mais recentes episódios ao Presidente chinês Xi Jinping. Como recompensa, recebeu um castigo da China: o site da HBO foi bloqueado em território chinês.

Na edição deste domingo do Late Week Tonight, o talk show de sátira noticiosa, John Oliver criticou Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista e Presidente chinês, acusando-o de ter tendências cada vez mais autoritárias e de o seu regime censurar todas as formas de dissidência.

O programa de John Oliver tem o poder de transformar em vídeos virais  várias horas de investigação jornalística com sátira e muitas piadas pelo meio. Foi um desses vídeos que, na semana passada, se focou na China e que Xi Jinping não gostou.

Em Março, o regime de Xi Jinping terminou com as limitações de mandatos para Presidentes, abrindo assim o caminho para que continuasse a ser Presidente enquanto quiser. John Oliver não deixou passar este assunto em branco, nem a censura que caracteriza o regime chinês.

No entanto, tudo foi envolto em piada menos a reação da China. Segundo a Great Fire, organização que monitoriza e combate a cibercensura no país, o site da HBO – o canal de televisão norte-americano – está inacessível dentro do território chinês, pelo menos desde sábado.

Mas, feliz ou infelizmente, a HBO não está sozinha e junta-se assim ao Facebook, Twitter, o YouTube ou até ao site do The New York Times, todos inacessíveis na República Popular da China. Apesar de inacessíveis, contudo, há muitas pessoas que conseguem aceder a estes conteúdos utilizando redes virtuais privadas (VPN).

O Público adianta ainda que, mesmo antes de ser bloqueado, o nome de John Oliver e do seu programa foram banidos da rede social chinesa Sina Weibo.

Aliás, o próprio vídeo do Late Week Tonight mencionava que expressões como “o meu imperador”, “culto de personalidade” ou referências ao Winnie the Pooh (personagem com quem Xi Jinping é frequentemente comparado na Internet) tinham sido bloqueadas nas redes sociais. O mesmo fim teve o programa de John Oliver.

Contudo, esta não é a primeira vez que este programa gera polémica. Robert E. Murray, o magnata da exploração mineira, tentou (embora sem sucesso), processar Oliver por difamação, por exemplo.

Em Portugal, o Last Week Tonight era transmitido pela RTP1. Agora, os melhores excertos estão disponíveis no YouTube.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Malditos chineses, cozem os cãezinhos vivos, Faço ideia as dores lancinantes, a agonia, o desespero, o tormento que isso deve provocar. Eles é que deviam ser cozidos vivos que era pa aprender.

    • Nao querendo defender a china, mas Portuguese cosem lagostas e caracóis vivos.
      Queres dizer que existem categorias de animais?

      • Também tens razão, estava-me a esquecer desses mas parece-me que estes não sofrem tanto como os cãezinhos. Obrigado por reponderes.

RESPONDER

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …