John Oliver criticou Xi Jinping. China bloqueou o site da HBO

John Oliver, comediante e apresentador do Last Week Tonight, dedicou um dos seus mais recentes episódios ao Presidente chinês Xi Jinping. Como recompensa, recebeu um castigo da China: o site da HBO foi bloqueado em território chinês.

Na edição deste domingo do Late Week Tonight, o talk show de sátira noticiosa, John Oliver criticou Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista e Presidente chinês, acusando-o de ter tendências cada vez mais autoritárias e de o seu regime censurar todas as formas de dissidência.

O programa de John Oliver tem o poder de transformar em vídeos virais  várias horas de investigação jornalística com sátira e muitas piadas pelo meio. Foi um desses vídeos que, na semana passada, se focou na China e que Xi Jinping não gostou.

Em Março, o regime de Xi Jinping terminou com as limitações de mandatos para Presidentes, abrindo assim o caminho para que continuasse a ser Presidente enquanto quiser. John Oliver não deixou passar este assunto em branco, nem a censura que caracteriza o regime chinês.

No entanto, tudo foi envolto em piada menos a reação da China. Segundo a Great Fire, organização que monitoriza e combate a cibercensura no país, o site da HBO – o canal de televisão norte-americano – está inacessível dentro do território chinês, pelo menos desde sábado.

Mas, feliz ou infelizmente, a HBO não está sozinha e junta-se assim ao Facebook, Twitter, o YouTube ou até ao site do The New York Times, todos inacessíveis na República Popular da China. Apesar de inacessíveis, contudo, há muitas pessoas que conseguem aceder a estes conteúdos utilizando redes virtuais privadas (VPN).

O Público adianta ainda que, mesmo antes de ser bloqueado, o nome de John Oliver e do seu programa foram banidos da rede social chinesa Sina Weibo.

Aliás, o próprio vídeo do Late Week Tonight mencionava que expressões como “o meu imperador”, “culto de personalidade” ou referências ao Winnie the Pooh (personagem com quem Xi Jinping é frequentemente comparado na Internet) tinham sido bloqueadas nas redes sociais. O mesmo fim teve o programa de John Oliver.

Contudo, esta não é a primeira vez que este programa gera polémica. Robert E. Murray, o magnata da exploração mineira, tentou (embora sem sucesso), processar Oliver por difamação, por exemplo.

Em Portugal, o Last Week Tonight era transmitido pela RTP1. Agora, os melhores excertos estão disponíveis no YouTube.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Malditos chineses, cozem os cãezinhos vivos, Faço ideia as dores lancinantes, a agonia, o desespero, o tormento que isso deve provocar. Eles é que deviam ser cozidos vivos que era pa aprender.

    • Nao querendo defender a china, mas Portuguese cosem lagostas e caracóis vivos.
      Queres dizer que existem categorias de animais?

      • Também tens razão, estava-me a esquecer desses mas parece-me que estes não sofrem tanto como os cãezinhos. Obrigado por reponderes.

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …