//

Jogo online previne violência entre namorados

Sensibilizar adolescentes e jovens para o tema da violência no namoro é o principal objectivo do UnLove, um jogo online de acesso gratuito em que os participantes, através de diferentes ‘avatars’, podem vivenciar e aprender a gerir situações de conflito, abuso ou violência física e psicológica entre os elementos do casal.

Desenvolvido por estudantes do DeCA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o protótipo do jogo foi apresentado esta quarta-feira como forma de assinalar o “Dia Internacional da Erradicação da Violência sobre as Mulheres”, uma iniciativa do MDM – Movimento Democrático das Mulheres.

O UnLove  permite que os participantes, depois de escolherem entre uma relação hetero ou homossexual, personificarem a personagem com a qual pretendem jogar e entrem num jogo de base narrativa ao longo da qual poderão experimentar e testemunhar diferentes situações de violência no namoro.

“Trata-se de um paradigma que parte do pressuposto de que existem diferentes cenários, visões e dimensões no fenómeno”, aponta Margarida Almeida, professora do DeCA.

A coordenadora do projecto, um desafio lançado pelo Movimento Democrático de Mulheres, diz que “o UnLove pretende constituir-se como uma ferramenta de educação e promoção para a saúde e de apoio à intervenção social e educativa na área da prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro”.

UnLove / UA

-

Assim, considerando as potencialidades e a atractividade que os jogos digitais apresentam junto dos jovens, Margarida Almeida diz que com o UnLove se “pretende que os jovens adquiram conhecimentos acerca do fenómeno, aprendam a reconhecer situações íntimas abusivas e desenvolvam competências que lhes permitam gerir uma situação de violência”.

A finalidade principal do jogo é, pois, contribuir para a produção de mudanças nas crenças socioculturais que sustentam esse tipo de violência e sensibilizar os jovens para a importância de viverem relações íntimas equilibradas e relacionamentos interpessoais saudáveis.

Margarida Almeida / academia.edu

Margarida Almeida, professora do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Margarida Almeida, professora do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

“Sabemos que a prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro deve ser, preferencialmente, operacionalizada em medidas de prevenção primária, direccionadas para os adolescentes e jovens em contexto escolar. As escolas e as universidades são, portanto, espaços de intervenção privilegiados, já que nos permitirão chegar junto desse público”, aponta Margarida Almeida.

Ainda em fase experimental, e considerando os resultados alcançados com o protótipo do jogo produzido pelos estudantes Sara Ramos, Luís Almeida, Luís Monteiro e Daniela Santos, da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, foi apresentado, em Junho, um pedido de financiamento à “call for Research and Development Projects for the UT Austin | Portugal Program”.

A preparação desta candidatura contou com a colaboração, para além de colegas da Universidade de Austin-Texas, de uma equipa multidisciplinar da UA, com investigadores dos departamentos de Comunicação e Arte, Educação e Línguas e Culturas.

“O que desejamos é dar continuidade ao protótipo desenvolvido, produzindo uma versão final do jogo que possa ser validada junto do público-alvo a que se destina e que se possa constituir como uma efectiva ferramenta de apoio à intervenção social e educativa na área da prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro”, aponta Margarida Almeida.

Ciência Hoje

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.