/

No futuro, o seu joelho poderá carregar o seu telemóvel

1

Investigadores da Universidade de Hong Kong, na China, desenvolveram uma tecnologia capaz de produzir energia elétrica a partir da locomoção, através de um dispositivo colocado no joelho.

A energia gerada através desta nova tecnologia é suficiente para alimentar pequenos dispositivos eletrónicos, como equipamentos de controlo de saúde e dispositivos GPS. Sem qualquer aumento no esforço, esta inovação pode gerar 1,6 microwatts de energia enquanto uma pessoa caminha naturalmente.

“Dispositivos de GPS auto-alimentados atrairão a atenção de alpinistas e montanhistas”, disse o autor do artigo científico, Wei-Hsin Liao, publicado na Applied Physics Letters.

Para chegar a este resultado inovador, os cientistas usaram um material especial de macrofibra inteligente que gera energia a partir de qualquer tipo de flexão. A partir daqui, criaram um mecanismo de manivela deslizante, semelhante ao que aciona um motor, salienta a Europa Press.

A equipa de investigadores decidiu colocar o dispositivo no joelho devido à grande amplitude de movimento desta articulação, em comparação com a maioria das restantes articulações humanas.

Cada vez que o joelho dobra, o dispositivo gera eletricidade. Isto significa que este coletor é capaz de capturar energia biomecânica através do movimento natural do joelho humano. Os coletores de energia portáteis desenvolvidos até agora aproveitavam a vibração causada no dispositivo como resultado do movimento, o que implica desvantagens relacionadas com a sua eficiência.

“A frequência da caminhada humana é bastante lenta, o que diminui significativamente a capacidade de recolher energia”, explicou Liao. Esta é uma limitação que podemos ignorar com este novo dispositivo.

O protótipo pesa apenas 307 gramas e foi testado em seres humanos que caminharam a velocidades compreendidas entre os 2 e os 6,5 quilómetros por hora.

Os cientistas compararam os padrões de respiração dos voluntários com e sem o dispositivo e determinaram que a energia necessária para andar não havia mudado, o que significa que o dispositivo gera energia sem nenhum custo para o ser humano.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.