No futuro, o seu joelho poderá carregar o seu telemóvel

Investigadores da Universidade de Hong Kong, na China, desenvolveram uma tecnologia capaz de produzir energia elétrica a partir da locomoção, através de um dispositivo colocado no joelho.

A energia gerada através desta nova tecnologia é suficiente para alimentar pequenos dispositivos eletrónicos, como equipamentos de controlo de saúde e dispositivos GPS. Sem qualquer aumento no esforço, esta inovação pode gerar 1,6 microwatts de energia enquanto uma pessoa caminha naturalmente.

“Dispositivos de GPS auto-alimentados atrairão a atenção de alpinistas e montanhistas”, disse o autor do artigo científico, Wei-Hsin Liao, publicado na Applied Physics Letters.

Para chegar a este resultado inovador, os cientistas usaram um material especial de macrofibra inteligente que gera energia a partir de qualquer tipo de flexão. A partir daqui, criaram um mecanismo de manivela deslizante, semelhante ao que aciona um motor, salienta a Europa Press.

A equipa de investigadores decidiu colocar o dispositivo no joelho devido à grande amplitude de movimento desta articulação, em comparação com a maioria das restantes articulações humanas.

Cada vez que o joelho dobra, o dispositivo gera eletricidade. Isto significa que este coletor é capaz de capturar energia biomecânica através do movimento natural do joelho humano. Os coletores de energia portáteis desenvolvidos até agora aproveitavam a vibração causada no dispositivo como resultado do movimento, o que implica desvantagens relacionadas com a sua eficiência.

“A frequência da caminhada humana é bastante lenta, o que diminui significativamente a capacidade de recolher energia”, explicou Liao. Esta é uma limitação que podemos ignorar com este novo dispositivo.

O protótipo pesa apenas 307 gramas e foi testado em seres humanos que caminharam a velocidades compreendidas entre os 2 e os 6,5 quilómetros por hora.

Os cientistas compararam os padrões de respiração dos voluntários com e sem o dispositivo e determinaram que a energia necessária para andar não havia mudado, o que significa que o dispositivo gera energia sem nenhum custo para o ser humano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …