No futuro, o seu joelho poderá carregar o seu telemóvel

Investigadores da Universidade de Hong Kong, na China, desenvolveram uma tecnologia capaz de produzir energia elétrica a partir da locomoção, através de um dispositivo colocado no joelho.

A energia gerada através desta nova tecnologia é suficiente para alimentar pequenos dispositivos eletrónicos, como equipamentos de controlo de saúde e dispositivos GPS. Sem qualquer aumento no esforço, esta inovação pode gerar 1,6 microwatts de energia enquanto uma pessoa caminha naturalmente.

“Dispositivos de GPS auto-alimentados atrairão a atenção de alpinistas e montanhistas”, disse o autor do artigo científico, Wei-Hsin Liao, publicado na Applied Physics Letters.

Para chegar a este resultado inovador, os cientistas usaram um material especial de macrofibra inteligente que gera energia a partir de qualquer tipo de flexão. A partir daqui, criaram um mecanismo de manivela deslizante, semelhante ao que aciona um motor, salienta a Europa Press.

A equipa de investigadores decidiu colocar o dispositivo no joelho devido à grande amplitude de movimento desta articulação, em comparação com a maioria das restantes articulações humanas.

Cada vez que o joelho dobra, o dispositivo gera eletricidade. Isto significa que este coletor é capaz de capturar energia biomecânica através do movimento natural do joelho humano. Os coletores de energia portáteis desenvolvidos até agora aproveitavam a vibração causada no dispositivo como resultado do movimento, o que implica desvantagens relacionadas com a sua eficiência.

“A frequência da caminhada humana é bastante lenta, o que diminui significativamente a capacidade de recolher energia”, explicou Liao. Esta é uma limitação que podemos ignorar com este novo dispositivo.

O protótipo pesa apenas 307 gramas e foi testado em seres humanos que caminharam a velocidades compreendidas entre os 2 e os 6,5 quilómetros por hora.

Os cientistas compararam os padrões de respiração dos voluntários com e sem o dispositivo e determinaram que a energia necessária para andar não havia mudado, o que significa que o dispositivo gera energia sem nenhum custo para o ser humano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a …

Covid-19. Unilabs e Uber disponibilizam serviço de testes no domicílio

A Uber e a Unilabs uniram-se para disponibilizar um serviço de testes de rastreio à covid-19 ao domicílio. A iniciativa arranca esta segunda-feira e permitirá "melhorar a experiência e comodidade dos nossos clientes", disse o …