Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

Oliver Contreras / Pool / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center.

Segundo o The Washington Post, a decisão, que Biden deverá anunciar na quarta-feira, irá aumentar o prazo previamente estabelecido, de 1 de maio, e por isso é impossível saber que consequências esta decisão terá no terreno, onde as milícias talibãs esperam uma outra data para o regresso das tropas.

Embora os talibãs tenha prometido renovar os ataques a militares dos EUA e da NATO se as tropas estrangeiras não fossem eliminadas dentro do prazo, não está claro se as ameaças serão cumpridas.

No entanto, os analistas não acreditam que isso possa ser motivo de grande revolta, mas mesmo assim, de acordo com o diário norte-americano, Biden sempre esteve pouco inclinado a prolongar o prazo de maio.

O secretário de Estado, Tony Blinken, lançou as bases para o anúncio Biden num telefonema com o Presidente afegão Ashraf Ghani na terça-feira.

Blinken não divulgou detalhes precisos sobre a retirada, mas explicou que Biden iria ligar na quinta-feira.

Atualmente, há cerca de 2.500 soldados no Afeganistão mas muitos mais operacionais envolvidos em ações secretas de todo o tipo, nomeadamente infiltrados em núcleos terroristas, ou envolvidos no treino de forças especiais afegãs entre dezenas de outros cargos que, se forem repentinamente suprimidos, podem pôr em causa a transição.

A CNN noticiou na semana passada que os talibãs conseguiram atingir por duas vezes uma das bases militares mais seguras dos norte-americanos, em março desde ano, quando já tinham decorrido várias reuniões com vista à saída ordeira dos militares.

Os comandantes das forças da coligação no terreno são os primeiros a sublinhar os riscos de uma saída apressada.

Esta é uma guerra que dura há 20 anos, e é a mais longa em que os Estados Unidos se envolveram na sua história mas mesmo assim as preocupações com a estabilidade da região.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …