Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

Oliver Contreras / Pool / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center.

Segundo o The Washington Post, a decisão, que Biden deverá anunciar na quarta-feira, irá aumentar o prazo previamente estabelecido, de 1 de maio, e por isso é impossível saber que consequências esta decisão terá no terreno, onde as milícias talibãs esperam uma outra data para o regresso das tropas.

Embora os talibãs tenha prometido renovar os ataques a militares dos EUA e da NATO se as tropas estrangeiras não fossem eliminadas dentro do prazo, não está claro se as ameaças serão cumpridas.

No entanto, os analistas não acreditam que isso possa ser motivo de grande revolta, mas mesmo assim, de acordo com o diário norte-americano, Biden sempre esteve pouco inclinado a prolongar o prazo de maio.

O secretário de Estado, Tony Blinken, lançou as bases para o anúncio Biden num telefonema com o Presidente afegão Ashraf Ghani na terça-feira.

Blinken não divulgou detalhes precisos sobre a retirada, mas explicou que Biden iria ligar na quinta-feira.

Atualmente, há cerca de 2.500 soldados no Afeganistão mas muitos mais operacionais envolvidos em ações secretas de todo o tipo, nomeadamente infiltrados em núcleos terroristas, ou envolvidos no treino de forças especiais afegãs entre dezenas de outros cargos que, se forem repentinamente suprimidos, podem pôr em causa a transição.

A CNN noticiou na semana passada que os talibãs conseguiram atingir por duas vezes uma das bases militares mais seguras dos norte-americanos, em março desde ano, quando já tinham decorrido várias reuniões com vista à saída ordeira dos militares.

Os comandantes das forças da coligação no terreno são os primeiros a sublinhar os riscos de uma saída apressada.

Esta é uma guerra que dura há 20 anos, e é a mais longa em que os Estados Unidos se envolveram na sua história mas mesmo assim as preocupações com a estabilidade da região.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …