Acusações de assédio colocam em causa candidatura do ex-vice-presidente Joe Biden

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, vice-Presidente dos EUA

Mais uma norte-americana veio esta semana a público acusar Joe Biden de a ter tocado de forma inadequada. É a segunda vez, em poucos dias, que o antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América é acusado de assédio.

Uma mulher, nos Estados Unidos, acusou esta segunda-feira o ex-vice-presidente americano Joe Biden de a ter tocado de forma inadequada, embora “não sexual”, durante um evento de angariação de fundos em 2009.

Joe Biden foi a mão direita de Barack Obama entre 2009 e 2017, pelo que o caso remete para o ano de estreia do seu primeiro mandato. A mulher, Amy Lappos, é a segunda a acusar Biden, depois de a semana passada Lucy Flores, ex-congressista do estado do Nevada, ter levantado também acusação de assédio contra o ex-vice-presidente.

Segundo a EFE, Lappos conta que Biden se aproximou de si durante a angariação de fundos para o congressista Jim Himes e deixou-a “muito incomodada” com o seu comportamento. “Não foi sexual, mas agarrou a minha cabeça“, explica a mulher de 43 anos.

“Ele colocou a mão à volta do meu pescoço e puxou-me para esfregar o nariz com o meu. Quando me estava a puxar-me, pensei que me ia beijar na boca“, contou Lappos.

Flores acusa também o antigo vice-presidente americano de a ter beijado na cabeça sem o seu consentimento, durante a campanha às eleições legislativas e estatais de 2014. A política democrata explica que foi surpreendida pelas duas mãos de Biden nos seus ombros, admitindo ter ficado estupefacta com as ações do então vice-presidente.

Começou a dar-me um beijo grande e lento na minha cabeça, o meu cérebro não conseguia processar o que estava a acontecer, sentia-me constrangida, fiquei surpreendida, fiquei confusa”, explicou Flores.

Biden defendeu-se das acusações dizendo que, em muitos anos de campanhas políticas, deu “inúmeros apertos de mãos, abraços, expressões de carinho, apoio e consolo”. Contudo, acredita que “nunca tenha agido inapropriadamente”, rematando que nunca foi essa a sua intenção.

“Chegamos a um momento importante em que as mulheres sentem que podem e devem contar as suas experiências. Os homens deveriam prestar atenção — eu irei“, acrescentou o político democrata.

Várias mulheres saíram em defesa de Flores e Lappos. Entra as quais as senadoras Elizabeth Warren e Amy Klobuchar, que admitem que o político tem de dar uma resposta e é que necessário resolver esta questão.

Por outro lado, há quem defenda Biden. De acordo com a BBC, Cynthia Hogan, que foi assistente de Joe Biden durante a sua vice-presidência, disse ao The New York Times que sempre a “tratou com respeito e insistiu que os outros fizessem o mesmo“.

Com as acusações das duas mulheres, Joe Biden, uma das principais reservas da área democrata e potencial candidato à presidência vê a sua eventual candidatura ameaçada. Apesar de ainda não ter formalizado a sua candidatura, Biden lidera as sondagens dos eleitores democratas há vários meses.

ZAP // BBC / EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ahhhh que isto cheira-me tanto a linchamento politico… é tão oportuno virem agora contar algo que não tem qualquer interesse senão politico!
    Desde que nunca tenha faltado ao respeito, é o que interessa. O objectivo destas meninas é óbvio!
    São nítidas demonstrações de carinho, não vejo qualquer mal nisso!

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …