João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura “o quanto antes”

 

João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os “todos” os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo “quanto antes”, por “uma questão de transparência”.

“Já todos perceberam o que ele vai fazer. Não há nenhum segredo a esse respeito no país. Acho que o país ganharia se essa condição já tivesse sido assumido ou que o fosse quanto antes”, afirmou o eurodeputado e candidato do PCP, à margem de uma reunião com a Federação Distrital dos Bombeiros de Lisboa, em Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira.

Se e quando o fizer, sublinhou, não se coloca qualquer questão de incompatibilidade entre uma candidatura e o exercício do cargo de Presidente da República.

Pelo que “a clarificação da sua condição de candidatura ajudava a trazer uma certa transparência até ao debate, que é importante que não passe ao lado destas eleições”, já agendadas para daqui a menos de dois meses, a 24 de janeiro de 2021, afirmou ainda.

O candidato do PCP às presidenciais defendeu ainda nesta segunda-feira que o Estado deveria, a prazo, financiar a maior parte das despesas dos bombeiros, tendo em conta a importância da sua função no país.

Depois de uma reunião, de pé, junto aos carros da corporação dos bombeiros da Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, com responsáveis da Federação Distrital de Bombeiros de Lisboa, João Ferreira deu conta das suas “notas” do encontro.

Notas de preocupação, admitiu, face às dificuldades que passam algumas associações, pelo que defendeu que deveria ser o Estado a “garantir as necessidades de financiamento destas instituições”. Pelo que se deveria “caminhar, se calhar faseadamente, para uma relação do Estado com estas instituições que lhe garantam parte substantiva das suas despesas”, que calculou em três quartos.

Os bombeiros, sublinhou, estão a “desempenhar funções que estão muitas vezes acometidas ao Estado, no socorro às populações e protecção civil”.

Além disso, defendeu ainda uma valorização da função e da carreira do bombeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá marcar as eleições presidenciais para 24 de janeiro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.