Rafa dispensado, Trincão dispensado – e João Félix sempre fora dos convocados

Hugo Delgado / Lusa

Jovem do Atlético de Madrid continua longe da selecção nacional, apesar dos problemas que afastaram os seus compatriotas.

O assunto foi comentado aqui mesmo, no ZAP, por um leitor (ou leitora) do nosso jornal: João Félix continua fora da selecção nacional.

Para atacar os duelos com Qatar e Luxemburgo, Fernando Santos convocou os indiscutíveis Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Diogo Jota, além dos “menos indiscutíveis” André Silva, Gonçalo Guedes, Rafa.

Entretanto, Rafa lesionou-se. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou na terça-feira que o avançado do Benfica e Domingos Duarte estavam lesionados. Os avançados Trincão e Rafael Leão (além do defesa José Fonte) foram chamados.

No dia seguinte, também Trincão deixou o estágio da selecção portuguesa. O avançado do Wolverhampton nem treinou porque apresentou um teste positivo à COVID-19. Raphaël Guerreiro, lesionado, foi igualmente dispensado e, por isso, Nélson Semedo foi convocado.

Mas Fernando Santos e a sua equipa técnica decidiram não chamar ninguém para o lugar de Trincão.

Assim, falta o quarto elemento dos “quatro mosqueteiros” ou dos “quatro vagabundos”, no bom sentido, do ataque da selecção nacional: Cristiano está, Bernardo está, Bruno Fernandes está, mas falta João Félix.

A questão não foi colocada por qualquer jornalista na conferência de imprensa da semana passada – Fernando Santos já disse várias vezes que não fala sobre futebolistas que não estão na lista de convocados.

João Félix não começou bem esta temporada. Nem sequer jogava em Madrid, primeiro por causa de uma lesão, e depois devido a um castigo, numa expulsão inédita na sua carreira.

Mas, ao longo do mês passado, foi aparecendo nos jogos do Atlético de Madrid e contra o AC Milan, na Liga dos Campeões, foi mesmo considerado uma “peça-chave”.

Diante do Barcelona (jogo realizado depois da convocatória da selecção), o próprio clube admitiu que o internacional português realizou um grande jogo:

O desaparecimento de João Félix das escolhas de Fernando Santos já foi evidente na fase final do Europeu 2020. O jogador foi convocado mas jogou… 35 minutos. No último jogo, na derrota com a Bélgica. Não participou em mais partidas do torneio e não voltou a ser convocado desde então.

Decisão da equipa técnica ou decisão do próprio João Félix?

Mesmo ficando em Madrid, está feliz:

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …