João e Beatriz são as mascotes, Kika canta o hino da Seleção

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou esta quinta-feira João do Mar e Beatriz do Castelo, as mascotes oficiais da seleção de futebol que vai disputar o Mundial2014, inspiradas num espírito de conquista e vitória.

Beatriz, vestida de vermelho, tem na cabeça os castelos que remetem para as conquistas portuguesas, enquanto João, trajado de verde, ostenta na cabeça as ondas que simbolizam as descobertas marítimas.

Desenhadas por Nuno Duarte Martins e Pedro Mota Teixeira, ambos professores de design, as mascotes – duas crianças com fato de super-heróis – pretendem ser também um símbolo de ‘fair-play’ e promover a igualdade de género.

“O facto de uma mascote ser feminina e outra masculina pretende mostrar que o futebol não é só um desporto de homens e promover a igualdade de género”, disse Nuno Duarte Martins, durante a cerimónia de apresentação em Óbidos, onde a seleção está a estagiar para o Mundial2014.

Além das mascotes, a FPF mostrou também o hino “Vai Portugal”, a canção oficial de apoio à equipa portuguesa, interpretada pela cantora Kika.

Portugal, um Portugal de mãos dadas pela seleção, Portugal um Portugal, todos juntos com a mesma paixão”, é o refrão do hino, que antevê “momentos de glória” e lembra que “no Brasil é para triunfar”.

A apresentação das mascotes e do hino de apoio à equipa das “quinas” contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, dos ‘vices’ Humberto Coelho e Hermínio Loureiro, e de João Vieira Pinto, diretor das seleções A e sub-21.

A seleção portuguesa, que hoje ficou completa com a chegada de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, defronta no sábado, no Jamor, a Grécia, em jogo de preparação para o Mundial, que decorre entre 12 de junho e 13 de julho.

Antes de rumar ao Brasil, a equipa orientada por Paulo Bento vai ainda estagiar nos Estados Unidos, onde defrontará, dia 06 junho, o México, em Boston, e, quatro dias depois, a República da Irlanda, em New Jersey.

Portugal, que está integrado no grupo G, estreia-se no Mundial2014 a 16 de junho, em Salvador, frente à Alemanha, defrontando depois os Estados Unidos (22), em Manaus, e o Gana (26), em Brasília.

/Lusa