Joana Vasconcelos vai expor “Casarão” em São Paulo

Miguel Domingos/Unidade Infinita Projectos / Joana-Vasconcelos/Facebook

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos

A artista plástica Joana Vasconcelos expõe “Casarão”, a partir da próxima segunda-feira, na Casa Triângulo, na cidade de S. Paulo, no Brasil, onde esteve patente pela última vez há dez anos.

Em comunicado, o ateliê da artista explica que o título da mostra, “Casarão“, é inspirado na telenovela brasileira homónima, realizada por Daniel Filho e Jardel Mello, em 1976, transmitida em Portugal em 1978, que contava no elenco com os atores portugueses Laura Soveral e Tony Correia. A vila de Sapucaí, no norte do Estado de S. Paulo, foi o cenário da telenovela que decorreu em três tábuas cronológicas diferentes, abrangendo o período de 1900 a 1976.

A exposição, que estará patente até 10 de maio, apresenta “mais de 20 novas obras concebidas” propositadamente para esta mostra, segundo o comunicado do ateliê, que destaca a peça “Aquarela“, uma nova obra da série “Tetris“.

“‘Casarão’ propõe a invasão do espaço da galeria por um conjunto de animais em faiança, desenhados por um dos mais destacados artistas portugueses do século XIX, Rafael Bordalo Pinheiro (1846–1905). Joana Vasconcelos apropria-se de alguns animais do vasto bestiário bordaliano e apresenta-os ambiguamente protegidos, ou aprisionados/domesticados, por uma sensual malha em crochê”, explica o comunicado.

Outras telenovelas brasileiras inspiram títulos de peças de Joana Vasconcelos, como as relacionadas com o banheiro, que “compõem as obras ‘Medusa’ e ‘Água Viva'”.

A primeira, segundo o mesmo texto, apresenta-se “sob a forma de um pequeno lavatório por onde passam e atravessam extensões de inusitados volumes em crochê”.

Quanto à peça “Água Viva” – título de uma telenovela em que participavam, entre outros, Tonia Carrero, Beatriz Segall e Reginaldo Faria -, “exibe dois chuveiros instalados na parede, ligados entre si por festivas mangas têxteis, suspensas como se escapassem por onde normalmente veríamos cair água”.

“São talvez as entranhas da arquitetura ou as vísceras de nossa intimidade doméstica, metamorfoseadas em têxteis desafiadores da ordem racional do espaço arquitetónico”, remata o texto.

A exposição inclui ainda três caixas – Catuaba, Delícia e Cravo e Canela -, revestidas a azulejo, que se encontram “dispostas na parede, à altura do nosso olhar, tal como pinturas que outrora se assumiam como janelas abertas ao mundo”.

Joana Vasconcelos, que representou Portugal na Bienal de Artes de Veneza, no ano passado, apresentou, há seis anos, a monumental intervenção “Contaminação”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Com 42 anos, Joana Vasconcelos é uma das mais internacionais artistas plásticas nacionais. No passado mês de fevereiro, inaugurou uma exposição, no Museu de Arte de Manchester, no Reino Unido, e, no ano passado, apresentou obras suas numa galeria da ilha espanhola de Maiorca, a Horrach Moya, e no Museu Gucci, em Florença.

Também em 2013, as suas obras “Blue Champgane” e “Coração Independente — Vermelho” fizeram parte da exposição “Sculpture Walk”, no Royal Hospital Chelsea, em Londres.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem a expor no Palácio de Versalhes, em França, superando recordes de público, em 2012, mostra a que se sucedeu a concebida para outra antiga residência régia, o Palácio da Ajuda, em Lisboa, em 2013.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …