Joana Vasconcelos vai expor “Casarão” em São Paulo

Miguel Domingos/Unidade Infinita Projectos / Joana-Vasconcelos/Facebook

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos

A artista plástica Joana Vasconcelos expõe “Casarão”, a partir da próxima segunda-feira, na Casa Triângulo, na cidade de S. Paulo, no Brasil, onde esteve patente pela última vez há dez anos.

Em comunicado, o ateliê da artista explica que o título da mostra, “Casarão“, é inspirado na telenovela brasileira homónima, realizada por Daniel Filho e Jardel Mello, em 1976, transmitida em Portugal em 1978, que contava no elenco com os atores portugueses Laura Soveral e Tony Correia. A vila de Sapucaí, no norte do Estado de S. Paulo, foi o cenário da telenovela que decorreu em três tábuas cronológicas diferentes, abrangendo o período de 1900 a 1976.

A exposição, que estará patente até 10 de maio, apresenta “mais de 20 novas obras concebidas” propositadamente para esta mostra, segundo o comunicado do ateliê, que destaca a peça “Aquarela“, uma nova obra da série “Tetris“.

“‘Casarão’ propõe a invasão do espaço da galeria por um conjunto de animais em faiança, desenhados por um dos mais destacados artistas portugueses do século XIX, Rafael Bordalo Pinheiro (1846–1905). Joana Vasconcelos apropria-se de alguns animais do vasto bestiário bordaliano e apresenta-os ambiguamente protegidos, ou aprisionados/domesticados, por uma sensual malha em crochê”, explica o comunicado.

Outras telenovelas brasileiras inspiram títulos de peças de Joana Vasconcelos, como as relacionadas com o banheiro, que “compõem as obras ‘Medusa’ e ‘Água Viva'”.

A primeira, segundo o mesmo texto, apresenta-se “sob a forma de um pequeno lavatório por onde passam e atravessam extensões de inusitados volumes em crochê”.

Quanto à peça “Água Viva” – título de uma telenovela em que participavam, entre outros, Tonia Carrero, Beatriz Segall e Reginaldo Faria -, “exibe dois chuveiros instalados na parede, ligados entre si por festivas mangas têxteis, suspensas como se escapassem por onde normalmente veríamos cair água”.

“São talvez as entranhas da arquitetura ou as vísceras de nossa intimidade doméstica, metamorfoseadas em têxteis desafiadores da ordem racional do espaço arquitetónico”, remata o texto.

A exposição inclui ainda três caixas – Catuaba, Delícia e Cravo e Canela -, revestidas a azulejo, que se encontram “dispostas na parede, à altura do nosso olhar, tal como pinturas que outrora se assumiam como janelas abertas ao mundo”.

Joana Vasconcelos, que representou Portugal na Bienal de Artes de Veneza, no ano passado, apresentou, há seis anos, a monumental intervenção “Contaminação”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Com 42 anos, Joana Vasconcelos é uma das mais internacionais artistas plásticas nacionais. No passado mês de fevereiro, inaugurou uma exposição, no Museu de Arte de Manchester, no Reino Unido, e, no ano passado, apresentou obras suas numa galeria da ilha espanhola de Maiorca, a Horrach Moya, e no Museu Gucci, em Florença.

Também em 2013, as suas obras “Blue Champgane” e “Coração Independente — Vermelho” fizeram parte da exposição “Sculpture Walk”, no Royal Hospital Chelsea, em Londres.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem a expor no Palácio de Versalhes, em França, superando recordes de público, em 2012, mostra a que se sucedeu a concebida para outra antiga residência régia, o Palácio da Ajuda, em Lisboa, em 2013.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …