Jesus, Cuca e Luxemburgo: “tripla” na saída de treinadores, em poucos minutos

Benfica, Atlético Mineiro e Cruzeiro anunciaram saída do respectivo técnico principal. Quase à mesma hora. Jesus pode ocupar o lugar de Cuca.

A manhã de 28 de Dezembro de 2021 foi muito agitada no mercado de treinadores. Três afastamentos em clubes importantes, anunciados no mesmo dia e num espaço de tempo muito curto. Duas das três saídas foram no Brasil mas uma delas pode ter consequências para um treinador português.

Por volta das 15 horas, o Benfica informou que Jorge Jesus deixa de ser o treinador da equipa principal. Pouco depois, o técnico apareceu em conferência de imprensa ao lado do presidente Rui Costa, para explicar que esta era “a melhor decisão para os dois lados”.

Jesus regressou ao Benfica para ser “uma solução e não um problema”, mas o contexto não era brilhante há muito tempo. Recentemente surgiram lenços brancos, como manifestações de desagrado pelos resultados irregulares e pelas exibições modestas.

As derrotas frente a Sporting e FC Porto e o alegado desentendimento com Pizzi aceleraram a saída de Jesus, que tinha contrato válido até ao final desta época.

Ao contrário da primeira passagem pela Luz, Jorge Jesus não conseguiu conquistar qualquer troféu como treinador do Benfica, em cerca de um ano e meio.

Nélson Veríssimo deixa o Benfica B e passa a ser o treinador da equipa principal, até Junho de 2022.

Ao final da manhã no Brasil, ou seja, quase à mesma hora do anúncio do Benfica, o campeão brasileiro surpreendeu e informou que Cuca saiu do clube, do Atlético Mineiro. Foi o treinador que pediu para sair, alegando motivos familiares.

O clube ainda tentou manter Cuca para a próxima época mas não conseguiu: “O treinador afirmou que não iria trabalhar em nenhum outro clube em 2022, para se dedicar unicamente às questões familiares”, informou o Atlético.

Com esta saída, saíram do respectivo clube dois dos últimos três treinadores campeões do Brasileirão: Jorge Jesus em 2019 (Flamengo) e Cuca em 2021 (Atlético Mineiro).

E o treinador que estará mais próximo de substituir Cuca é…Jorge Jesus.

Para completar a “tripla”, Vanderlei Luxemburgo. O Cruzeiro, agora liderado por Ronaldo e numa altura de cortar nas despesas, anunciou (quase em simultâneo com o Atlético Mineiro) a saída do mítico técnico brasileiro.

Luxemburgo não queria sair, admitiu o próprio.

Ronaldo comprou o Cruzeiro apenas na semana passada mas esta já foi a segunda saída de um elemento importante na estrutura do emblema de Belo Horizonte; o director de futebol, Alexandre Mattos, também foi afastado.

O Cruzeiro, campeão nacional quatro vezes, está na segunda divisão – e chegou a lutar para não descer ao terceiro escalão. Terminou no 14.º lugar, com apenas mais cinco pontos do que a primeira equipa despromovida, o Remo.

Nuno Teixeira Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.