Jesus Cristo distribui Wi-Fi na Polónia

A Estátua do Cristo Rei na cidade polaca de Swiebodzin tem causado polémica desde a sua inauguração, em 2010. Desta vez, segundo a imprensa local, a estátua serve não apenas para fins religiosos, mas também comerciais.

A escultura do Cristo Rei de Swiebodzin mede 36 metros, sendo actualmente o maior monumento de Jesus Cristo do Mundo. Até o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro com “apenas” 30 metros de altura, é mais baixo do que o monumento polaco.

No entanto, a estátua religiosa acabou aparentemente por ser usada para fins muito mais mundanos, escreve a edição polaca da Agência Sputnik.  Segundo a imprensa polaca, na coroa dourada na cabeça de Cristo estão escondidos cabos e antenas que servem de aceleradores para distribuir Wi-Fi.

Jornalistas tentaram entrar em contacto com o padre da paróquia na qual se encontra a estátua do Cristo Rei, para lhe pedir que comentasse a situação, mas o clérigo descartou prestar qualquer declaração sobre o assunto, dizendo que não sabe de nada.

Mais tarde, o padre acabaria por explicar que as antenas são apenas um para-raios, reafirmando que não sabe nada sobre “distribuição de Wi-Fi”. O sacerdote acrescentou que a paróquia não assinou nenhum acordo com qualquer fornecedor de Internet nem recebe nenhum benefício económico com a distribuição de sinal Wi-Fi..

Os crentes dividiram-se em relação ao incidente: a maioria condena a ideia, qualificando-a de “comércio da cabeça de Jesus“. Outros não viram nenhum mal na instalação das antenas na estátua. “Juntar o útil ao agradável, agora também entre os católicos. Qual é o problema?”, comentou um utilizador. “Internet dos Céus”, brincou outro.

Não compreendo tanta indignação. Afinal de contas, a figura está a servir para algo bom”, contrapôs mais um utilizador.

O incidente com Cristo, segundo alguns, reflecte a imagem da toda a estrutura da igreja, que faz dinheiro escondendo-se atrás da máscara de Deus. “Eles erguem a estátua mais alta de Jesus da Polónia, ou até mesmo de toda a Europa — precisamente de Jesus, que acreditava que os bens materiais não são o mais importante — e colocam-lhe antenas para receber lucros”, desabafou um dos utilizadores.

Ainda ninguém parece ter realçado que, com antenas a tal altitude, talvez as famosas vozes de burro cheguem finalmente ao céu.

ZAP // Sputnk News / Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …

Há mais 19 mortos em Portugal. Número de casos confirmados perto dos 6.000

Portugal registou, este domingo, mais 19 mortes devido ao surto de covid-19. O número de casos confirmados é de 5.962, mais 792 em relação aos números de sábado. A Direção-Geral de Saúde revelou este domingo o …

Criança de 14 anos morre com covid-19 no Hospital da Feira

Uma criança de 14 anos morreu, este domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira, vítima de covid-19. Sofria de psoríase, doença que pode debilitar o sistema imunitário. O rapaz era morador em Ovar e tinha …

A Estação Matternet é um "portal seguro de drones" para hospitais

O sistema é simples: a equipa médica do hospital coloca as amostras que precisam de ser testadas no interior da estação, e esta encarrega-se automaticamente de as colocar num drone. Depois, o topo da torre …

Espanha atinge recorde: Morreram 838 pessoas nas últimas 24 horas

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 838 mortos com o novo coronavírus, voltando a aumentar o número de falecidos num só dia e elevando o balanço total para 6.528, de acordo com a última atualização …

Polícias pedem comprovativos de deslocações, mas lei não permite

As forças de segurança fizeram ações de fiscalização rodoviária para controlar a circulação nas estradas. Foram pedidos comprovativos de deslocações, embora a lei não o contemple. Com o país em estado de emergência, a quarentena é …