Jerónimo de Sousa critica “máscara de hipocrisia” de PSD e CDS

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e líder da CDU, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou o PSD e CDS-PP de usarem uma “máscara da hipocrisia” quando abordam diversos problemas do país, como é o caso da saúde e dos CTT.

“Temo-los visto a afivelar, sem o mínimo decoro, a máscara da hipocrisia, rasgando as vestes da falsa indignação em relação aos mais diversos problemas do país. Quem os ouve até parecem uns santos”, afirmou Jerónimo de Sousa, que falava durante uma intervenção num jantar regional em Lamarosa, Coimbra.

Para Jerónimo de Sousa, nos últimos tempos, tem-se assistido “a uma frenética e escandalosa operação de retoque e limpeza de fachada da parte dos partidos da coligação PSD/CDS derrotados em 2015″. Para isso, o secretário-geral do PCP apontou para dois casos muito concretos: saúde e CTT.

No setor da saúde, o dirigente comunista recordou que estes dois partidos afirmam “que o Estado falhou em toda a linha” e que se mostram “muito solidários com os profissionais de saúde na luta”. No entanto, foram esses mesmos dois partidos, vincou, que foram “os grandes responsáveis por uma redução da despesa pública em saúde relativamente ao PIB de 9,9% em 2010, para 9% em 2015” e que reduziram as remunerações dos profissionais de saúde no setor público “em mais de 2.500 milhões de euros”.

Fizeram o mal e agora fazem a caramunha“, notou. Também no caso dos CTT, Jerónimo de Sousa considerou que “a duplicidade e o fingimento [destes partidos] é tal, que até o fecho de estações de correios – resultado da trágica privatização dos CTT – é pretexto para lavagens de responsabilidade”.

“Perante o desastre do fecho de dezenas de estações de correios em 2018 e o seu previsível desaparecimento em 48 municípios do país, ei-los a fazerem intempestivas declarações de amor ao serviço público postal e universal”, protestou. Jerónimo de Sousa referiu que “basta de demagogia”.

“Estão a chorar aí lágrimas de crocodilo? Porque é que privatizaram os CTT? Estão sempre a encher a boca com o combate às assimetrias, às regiões do interior. Ora aqui está: estão a fechar estações em 30 e tal concelhos com o risco de chegar aos 48. Depois vêm com um ar desgraçado, choroso, a dizer vejam lá o que estão a fazer aos correios”, observou o líder do PCP, num jantar que contou também com a intervenção do primeiro candidato da lista da CDU às eleições do Parlamento Europeu.

“Do PSD e CDS, só há a esperar retrocesso social e económico, liquidação de direitos, saque de salários e rendimentos, e da parte do PS o que se sabe poder contar é com as mesmas opções que têm impedindo a resposta plena aos problemas”, disse. Durante a sua intervenção, Jerónimo de Sousa frisou ainda que os avanços conseguidos nesta legislatura foram alcançados pela “simples e objetiva” razão de que o Governo minoritário do PS não teve “as mãos completamente livres para impor a sua vontade”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … E não é ainda maior hipocrisia dizer que desconhece o que se passa com a vida da própria filha?
    Com os CTT é política, mas a família…

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …