Jerónimo acusa Costa de agitar o “espantalho da instabilidade” para pedir maioria absoluta sem a mencionar

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, acusou esta sexta-feira o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, de “agitar o espantalho do perigo da instabilidade” para pedir “maioria absoluta sem falar nela”.

“A CDU foi sempre a força da estabilidade dos direitos de quem trabalha, dos serviços públicos, das funções sociais do Estado. Venha agora o PS agitar o espantalho do perigo da instabilidade para reclamar a maioria absoluta sem falar nela, que nós perguntaremos, ‘estabilidade para quem?’ De cada vez que o PS teve as mãos livres, a vida dos trabalhadores sofreu mais instabilidade e incertezas”, afirmou, em Faro.

O secretário-geral do PCP voltou a alertar para o risco “de se andar para trás, se o PS tiver as mãos livres para retomar a política que sempre executou”.

“Foi a iniciativa e a força da CDU, que impediu que o PS tivesse as mãos livres para prosseguir a política de direita, dos cortes e do retrocesso, a mando da ‘troika’ estrangeira”, defendeu, relembrando que foram comunistas e ecologistas quem “não hesitou, nas anteriores eleições, quando outros davam a batalha por perdida, e felicitavam já o PSD e o CDS ou baixavam os braços, e apontou o caminho que permitiu abrir uma nova fase da vida política nacional”.

“Foi uma opção clara, que visava em primeiro lugar afastar o PSD e o CDS do Governo, correspondendo à vontade expressa pelo povo e travar e reverter a sua política de retrocesso e criar as condições para dar respostas aos problemas do povo português”.

Jerónimo de Sousa rejeitou ainda o rótulo de partido ou força política de mero protesto, sem iniciativas próprias. “É por isso que aqueles que diziam que o PCP e a CDU só serviam para protestar, que não contribuíam com propostas e projetos são os mesmos que hoje não nos perdoam o papel que tivemos nesta nova fase da vida política nacional. Não perdoam cada avanço, cada conquista, cada benefício alcançado, por nossa iniciativa, pela nossa proposta, pela nossa persistência, para os trabalhadores e para o povo”, disse.

O líder comunista concluiu o discurso que encerrou o comício, numa bem amena noite algarvia de final de setembro, com novo apelo à adesão e votação na CDU a 6 de outubro. “Vamos para esta última semana de campanha, em todo o país, com toda confiança. Vamos disputar voto a voto, eleitor a eleitor, até dia 6 de outubro. Vamos construir um grande resultado da CDU. Está nas mãos de cada um escolher”.

“Essa é uma responsabilidade que não pode ser deixada para outros. Cada um deve usar o seu voto para defender os seus direitos, dando mais força e elegendo mais deputados da CDU”, desejou ainda Jerónimo de Sousa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …