Jerónimo “não gostaria de voltar” ao tempo em que reuniões partidárias eram proibidas

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP acusou esta sexta-feira o presidente do PSD de achar que descobriu a “pólvora” ao criticar o congresso comunista e disse que “não gostaria de voltar” a um tempo em que as reuniões partidárias eram proibidas.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Jerónimo de Sousa considerou que Rui Rio está “sob foco, tendo em conta o seu posicionamento de colocar no centro da direita a extrema-direita”.

“Como tem sido criticado por isso, acha que encontrou aqui a descoberta da pólvora, atacando o PCP e o seu congresso”, afirmou, indicando que o social-democrata o inquietou ao dizer que “se fosse ele proibia o congresso”.

“Eu nem sequer invoco a lei, nem sequer invoco a Constituição da República, que proíbe qualquer proibição de realização de acontecimentos como este, que é o congresso do Partido Comunista Português, e o que me arrepia é que eu era dirigente sindical antes do 25 de Abril e aí não só anunciavam, praticavam a proibição de assembleias gerais, de grandes reuniões perfeitamente democráticas. Eu não gostaria de voltar a esse tempo”, frisou Jerónimo de Sousa.

Questionado se o partido já tem parecer positivo da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização do congresso, que decorrerá em período de estado de emergência devido à pandemia de covid-19, o líder respondeu que “já está tratado com as autoridades de saúde” e que “estão criadas essas condições, com grande esforço”.

Jerónimo de Sousa lembrou que o número de delegados foi reduzido para metade (cerca de 600), que a reunião magna não terá convidados, e salientou que serão aplicadas “medidas sanitárias de proteção absoluta”, como o distanciamento social ou o uso de máscaras.

“Estão garantidas essas condições”, o que “dá muito trabalho, é muito exigente, mas nós somos assim, assumimos a responsabilidade, cumprimo-la”, salientou.

Jerónimo de Sousa confirmou igualmente que o congresso decorrerá na sexta e no sábado durante todo o dia, e domingo de manhã, e mostrou-se convicto de que o horário estipulado “vai ser respeitado”.

Na quarta-feira, em entrevista à TVI, o líder do PSD foi questionado sobre a possibilidade de impedir o congresso do PCP, se fosse chefe do Governo, e remeteu a solução de um eventual conflito para o primeiro-ministro, António Costa, e para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na resposta, Rio afirmou que “obviamente” tentaria impedir o congresso, acrescentando que “o Governo está a dizer que as regras são iguais para todos, menos para o PCP”, o que “pode levar a uma coisa muito perigosa que é as pessoas perderem o respeito ao Governo”.

No dia seguinte, em entrevista à agência Lusa, o secretário-geral do PCP criticou a “arrogância” do líder do PSD ao admitir que “obviamente” impediria a realização do congresso comunista, no último fim de semana de novembro, que disse ser um “caminho perigoso”.

O regime do estado de emergência estipula que “as reuniões dos órgãos estatutários dos partidos políticos, sindicatos e associações profissionais não serão em caso algum proibidas, dissolvidas ou submetidas a autorização prévia”.

O XXI congresso nacional do PCP realiza-se em 27, 28 e 29 de novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema “Organizar, Lutar, Avançar — Democracia e Socialismo”.

Chega também vai reunir Conselho Nacional

De acordo com o Sapo24, o Chega convocou o Conselho Nacional para uma reunião presencial no próximo dia 29 novembro, na cooperação dos Bombeiros Voluntários de Sintra, às 15h30.

Segundo o partido, o encontro, que acontece no último dia do Congresso do PCP, vai reunir entre 50 a 60 pessoas e “decorrerá numa sala ampla com todas as condições para respeitar as indicações das autoridades de saúde”. Está a ser “delineado um plano de contingência para ser entregue à Direção-Geral de Saúde”.

O Chega sublinhou que o Conselho Nacional “realizar-se-á para resolver questões práticas da vida interna do partido, não sendo aberto ao público”. De acordo com o site do partido, a ordem de trabalhos do encontro será a seguinte: “1. Informações; 2. Análise da situação política; 3. Proposta e votação da suspensão do Presidente da Comissão Politica Distrital de Faro.”

Manuel de Almeida / Lusa

Na última convenção nacional, que decorreu entre 19 e 20 de setembro em Évora, o Chega foi criticado pela ausência do uso de máscara e falta de distanciamento social, o que levou a GNR a identificar vários militantes pelo desrespeito das normas de saúde pública.

Esta sexta-feira, André Ventura, líder do Chega, criticou a realização do Congresso do PCP, que acontece de quatro em quatro anos, dizendo que este é “o estado de emergência da cegueira ideológica porque, ao mesmo tempo que dizemos que vamos apoiar as perdas dos restaurantes no último ano, permitimos que os companheiros do PCP realizem o seu congresso em Loures, um dos concelhos onde a transmissão de covid-19 é mais elevada em Portugal”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A este, o “bichinho” devia mostrar como é…
    Os comunas não vêem que, com esta e outras, estão sempre a dar tiros no pé. Assim, como aumentam a suas bases de apoio e/ou simpatizantes?

  2. Coitado, também não se lhe pode exigir mais (…); até acha que os motivos seriam comparáveis! Ele, provavelmente, até come cebolas cozidas com bacalhau, já que é tudo a mesma coisa.

RESPONDER

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …