Jerónimo incendiou a esquerda e Ferreira apagou o fogo. CDU e BE preparam-se para contar na capital

Miguel A. Lopes / Lusa

CDU apresenta João Ferreira como candidato à Câmara de Lisboa

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está disponível para negociar com o PS e estabelece o seu grande objetivo: impedir a maioria absoluta de Fernando Medina.

Numa entrevista à Rádio Renascença, publicada no início desta semana, Jerónimo de Sousa recusou coligações pós-eleitorais, uma declaração que obrigou o candidato da CDU à Câmara Municipal de Lisboa a explicar o que estava nas entrelinhas.

“Uma coisa são coligações”, outra é assumir pelouros, e para isso o PCP está disponível, esclareceu João Ferreira, citado pelo Observador. Isto significa que os comunistas estão abertos a partilhar a governação da cidade, mas não em assinar acordos mais alargados, como o Bloco de Esquerda fez em 2017.

O PCP pode aceitar ou distribuir pelouros “se entender que estão satisfeitas algumas condições”, acrescentou o candidato, sublinhando que isso não significa “a existência de uma coligação com quem distribui o pelouro”. Entendimentos, mas sem amarras.

Segundo o diário online, as declarações de Jerónimo e Ferreira confundiram a candidatura de Medina, que desconfia que possa haver uma estratégia por acertar entre os interesses do PCP nacional e o do PCP Lisboa. Apesar disso, o PS bate o pé: se os comunistas querem pelouros, terão de aceitar um acordo político – mesmo que não haja uma coligação.

Já o Bloco de Esquerda, que assinou um acordo com o PS há quatro anos, continua disponível para fazer o mesmo este ano. “Privilegiamos acordos formais, com prazos e objetivos”, revelou um dirigente.

Na terça-feira à tarde, ao lado da candidata a Lisboa Beatriz Gomes Dias, Catarina Martins visitou uma casa que vai ser entregue para arrendamento acessível na Avenida da República e abordou o acordo com os socialistas, que previa 6 mil fogos de arrendamento acessível.

O que “falhou” foi o PS, que tem uma “teimosia terrível”, sublinhou a líder bloquista. “Se tivermos maioria absoluta do PS, soluções diferentes não vão acontecer”, insistiu. “Querem uma maioria absoluta de Fernando Medina ou querem esta força à esquerda para estas soluções?”

A grande meta estava traçada: impedir a maioria absoluta do atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …