Jerónimo admite eleger Heloísa Apolónia em Leiria. CDU não tem deputados no distrito há 34 anos

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu na terça-feira a possibilidade de a CDU eleger Heloísa Apolónia, cuja coragem acredita poder reforçar a votação no distrito de Leiria, onde há 34 anos o partido não elege nenhum deputado.

“Não damos por adquirido que isto [de não eleger qualquer deputado no distrito de Leiria] será para todo o sempre”, afirmou Jerónimo de Sousa, admitindo “a possibilidade de eleger” a cabeça de lista, Heloísa Apolónia, noticiou a agência Lusa.

Numa ação de campanha na Marinha Grande, o secretário-geral elogiou “a coragem” e a “disponibilidade” da candidata do PEV, que depois de completar sete legislaturas na Assembleia da República aceitou “uma tarefa tão exigente nesta batalha eleitoral”.

Ao encabeçar a lista candidata no distrito onde a CDU não elege qualquer deputado desde 1985, Heloísa Apolónia demonstrou, no entender do líder do PCP, que “esta marca não está agarrada ao poder”.

À candidata que “saiu da zona de conforto para travar esta batalha visando o reforço da CDU”, Jerónimo de Sousa reconheceu o “mérito” e “valor”, que julga poder reforçar o partido no distrito a que o partido tem “dado acompanhamento”, apesar de não ter deputados eleitos.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas no final de uma visita a um estúdio artesanal de fabrico de peças em vidro, uma marca identitária do concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria, que o secretário-geral quis “valorizar”.

Lembrando o chumbo das propostas da CDU visando a redução dos preços do gás e da eletricidade para aquele sector, Jerónimo de Sousa apontou a falta de apoios como uma das causas dos “sérios reveses” sentidos pela indústria, com a “redução drástica da produção e do número de trabalhadores”.

“O vidro é inseparável desta terra”, vincou, lembrando que apesar dos avanços tecnológicos que “dispensam muitas vezes mão-de-obra”, na arte de trabalhar o vidro “não há robôs que possam substituir” o trabalho do homem.

E por isso, o líder do PCP quis “assinalar esta realidade social, laboral, artística que poderia muito bem ter outros desenvolvimentos caso os sustos de fatores de produção fosse outros”, concluiu.

Jerónimo de Sousa e Heloísa Apolónia prosseguem ainda hoje as ações no distrito de Leiria com um jantar comício nas Caldas da Rainha, onde são esperados cerca de 160 simpatizantes e militantes.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Advogados diz que fechar AML é "inconstitucional". Há 18 exceções na proibição de circulação

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo anunciou, esta quinta-feira, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana. O bastonário da Ordem …

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …