Jerónimo de Sousa: FMI quer “esmifrar” portugueses enquanto puder

José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, comparou hoje as posições do FMI (Fundo Monetário Internacional) sobre Portugal às posições de um “carrasco” apostado em “esmifrar” o povo português enquanto puder.

“A posição do FMI é o posicionamento lógico de quem quer, de quem decidiu que este país, os trabalhadores e o povo português vão ter de continuar a ser `esmifrados´, passe o termo, até poderem”, disse.

Em entrevista ao Expresso, o chefe da missão do FMI em Portugal, Subir Lall, diz que flexibilizar o défice para 2014 “não é uma hipótese”, face a medidas chumbadas pelo Tribunal Constitucional (TC), e diz que a ‘troika’ acordou com o Governo que, se necessário, apresentará medidas alternativas para alcançar o défice de 4% no próximo ano.

Por outro lado, questionado se um segundo resgate a Portugal está excluído, Subir Lall diz ser “muito cedo” para discutir de forma sustentada o que virá depois do atual programa de assistência financeira a Portugal.

“Cada passo dado justifica um passo adiante nos cortes, na austeridade, nos sacrifícios, nas privatizações, na entrega ao capital estrangeiro daquilo que ainda temos, e, nesse sentido, é a declaração do carrasco, que, aproveitando a assinatura da ‘troika’ nacional [PSD, CDS e PS], tem este objetivo de levar à exploração e ao empobrecimento de Portugal e dos portugueses”, criticou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas depois de descerrar a placa toponímica da nova avenida Álvaro Cunhal, em Setúbal, no âmbito das comemorações do centenário do antigo dirigente comunista, criticou também as previsíveis medidas alternativas que o Governo poderá adotar face ao chumbo da convergência de pensões pelo Tribunal constitucional.

“Aquilo que parece estar indiciado pelo Governo é, mais uma vez, direcionar as medidas contra os mesmos do costume. E reparemos: nunca houve uma preocupação do Governo, em relação ao aumento da receita, em relação à capacidade fiscal do País, em pensar nas PPP (Parcerias Público-Privadas), nas ‘Swap’, numa moratória em relação ao serviço da dívida, que nos permitisse alguma folga para o desenvolvimento económico”, disse.

“Nunca se pensa taxar as grandes fortunas, antes pelo contrário, com a reforma do IRC, os grandes grupos económicos vão ver aliviada a carga fiscal”, acrescentou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista reiterou também as críticas que tem vindo a fazer ao Governo pelo que considera ser uma prática reiterada de desrespeito da Constituição da República Portuguesa e voltou a pedir eleições antecipadas.

“A Constituição da República, que é para cumprir, fez uma opção clara: estar do lado de quem trabalha, de quem trabalhou, do lado da infância, do lado dos direitos sociais. Este Governo está do lado dos interesses económicos. Há aqui uma contradição que, do nosso ponto de vista só tem uma solução: a demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …