Jeff Bezos, fundador da Amazon, passou 11 minutos da sua terça-feira a ver a curvatura espacial a bordo do foguetão New Shepard, da Blue Origin.
Foi “o melhor dia de sempre” para Jeff Bezos. O homem mais rico do mundo foi ao Espaço esta terça-feira, a bordo do foguetão New Shepard, da sua empresa Blue Origin.
O foguetão descolou de uma plataforma no deserto do Texas, nos Estados Unidos, às 14h13 (em Portugal continental), com um atraso de 13 minutos face à hora prevista devido a revisões técnicas de última hora.
Três minutos depois da descolagem, a cápsula libertou-se do foguetão e superou a linha Karman, o limite entre a atmosfera terrestre e o Espaço.
Segundo o The Guardian, o voo suborbital durou apenas 11 minutos mas estabeleceu vários recordes para Blue Origin, incluindo os humanos mais velho e mais jovem a voar para o Espaço.
Wally Funk, de 82 anos, concretizou o sonho de ir ao Espaço depois de, na década de 60, ter sido rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.
Já Oliver Daemen, de apenas 18 anos, é fascinado pelo Espaço, Lua e foguetões desde os 4 e tem uma licença de piloto privado. O pai, multimilionário, cedeu-lhe o lugar na viagem depois da desistência de outro candidato.
“Foi o melhor dia de sempre“, disse Bezos depois de sair da cápsula, acrescentando que se sentia “incrivelmente bem” e que os seus colegas eram “uma tripulação muito feliz”.
O primeiro voo tripulado da Blue Origin aconteceu no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos norte-americanos, e dos dois primeiros humanos, à superfície da Lua.