O meme, que teve origem no Twitter, já está a infiltrar a campanha presidencial dos Estados Unidos, com ambos os partidos a aproveitar-se.
Se já deu de caras com algum meme a insinuar que o candidato a vice-presidente de Donald Trump tem uma atração sexual por sofás, o ZAP está cá para lhe garantir que não há provas de que JD Vance alguma vez fez algo a um sofá além de se sentar nele. Mas, afinal, de onde é que esta ideia maluca surgiu?
Tudo começou no Twitter, quando o utilizador rickrudescalves decidiu comentar a aposta de Trump no Senador do Ohio para seu número dois. “Não posso dizer com certeza, mas ele pode ser o primeiro candidato a VP que admitiu num best-seller do New York Times que fo*** uma luva de látex do avesso no meio de duas almofadas de um sofá“, escreveu, citando as páginas 179 a 181 da auto-biografia de Vance, Hillbilly Elegy, como prova deste relato.
Escusado será dizer, não há qualquer menção a uma aventura sexual com um sofá nestas páginas do livro, que relatam apenas a passagem de JD Vance pela Universidade Estadual do Ohio.
Mesmo assim, a piada pegou na internet e um meme aparentemente nascido do nada já se está a infiltrar na campanha presidencial norte-americana. Desde sugestões de que JD Vance discute com a mulher de propósito para poder dormir no sofá até comparações pouco subtis entre sofás com capas plásticas e preservativos, os memes espalharam-se rapidamente pelo Twitter.
“I want to really feel you tho” – jd vance pic.twitter.com/NBT4nl48fR
— Desus MF Nice (@desusnice) July 25, 2024
Houve também quem se mostrasse preocupado com assessores de Vance, que têm agora de garantir que o candidato nunca dará uma entrevista sentado num sofá. Outros utilizadores preferiram visualizar como o Senador reagiria se visse um sofá abandonado na rua. Também não faltaram comparações com a infame resposta de Bill Clinton ao seu escândalo sexual com Monica Lewinsky.
“I did not have sexual relations with that woman.”—Bill Clinton
“I did not have sexual relations with that couch.”—JD Vance
— ChatGMB (@gmbritton) August 1, 2024
O boato espalhou-se tão rápido que até motivou artigos de fact-checking do Snoopes e da Associated Press, que vieram confirmar que, de facto, JD Vance não fez sexo com nenhum sofá — pelo menos que se saiba. No caso da Associated Press, o artigo acabou até por ser apagado, o que só atraiu mais atenção para o meme e levantou dúvidas sobre os critérios usados para a escolha dos temas que são ou não dignos de ser passados a pente fino.
Meme já chegou à campanha
Não tardou até que o meme começasse a ser usado na campanha, com apoiantes de Kamala Harris a sugerir que, fartos de serem abusados por Vance, os próprios sofás iriam fazer uma marcha a favor da candidata Democrata.
@urbanmythslegends #kamalaharris #election2024 #joebiden #jdvance #donaldtrump ♬ som original – – ⌗ ᰔ -「 」( s
A própria página oficial da campanha de Harris no Twitter saltou na tendência, com um comentário sarcástico sobre as declarações de Vance sobre as mulheres sem filhos, incluindo um trocadilho com a palavra “couch”, que significa sofá e exprimir. “JD Vance não exprime os seu ódio pelas mulheres”, relatou a campanha, incluindo uma imagem de um tweet antigo do Senador a declarar que as mulheres com gatos têm de “ser travadas”.
JD Vance does not couch his hatred for women pic.twitter.com/sGfZBpT5YF
— Kamala HQ (@KamalaHQ) July 28, 2024
Este meme também veio mesmo a calhar com a mudança de estratégia da campanha Democrata. Depois de Joe Biden ter enfatizado o perigo de uma reeleição de Trump para a democracia, a equipa de Kamala Harris decidiu arrancar uma página do livro do Governador Tim Walz — que é um dos favoritos para ser o número dois do bilhete Democrata — e passou a apostar em realçar o quão estranhos Trump e JD Vance são.
“Trump é velho e muito estranho“, lê-se num memorando da campanha de Harris. Já JD Vance, também é “estranho” e “repugnante”, segundo outros comunicados de imprensa da campanha de Harris, que frisaram as suas opiniões radicais anti-aborto e os seus comentários sobre mulheres solteiras e sem filhos.
Costas Panagopoulos, professor de ciências políticas na Universidade Northeastern, aponta que os ataques de Kamala são “mais nítidos e mais focados e a campanha de Trump está a esforçar-se para descobrir a melhor forma de responder”. “Uma grande vantagem que Harris tem é que Trump não passou os últimos 8 anos a demonizá-la e atacá-la como fez com Joe Biden. A necessidade de a campanha de Trump mudar nesta fase final é um desafio”, refere à Insider.
O próprio JD Vance também já tentou usar o meme a seu favor, numa tentativa de mostrar que leva a brincadeira na desportiva e com sentido de humor. Num comício no Nevada, o número dois de Trump agradeceu a presença da sua esposa e pareceu fazer uma alusão ao famoso meme. “Eu chamá-la ia ao palco, mas provavelmente teria de dormir no sofá esta noite”, afirmou Vance, referindo-se à sua mulher Usha.
Seja qual for a estratégia que saia vencedora, já podemos agradecer à internet poruma das histórias mais bizarras desta campanha eleitoral nos Estados Unidos — que ainda mal começou.
E vai ser julgado e condenado por abusar sexualmente de um sofá…