Jardineiro enviou explosivos aos seus inimigos antes de morrer

Um jardineiro alemão está a ser acusado pela polícia de se vingar e matar um homem e ferir duas mulheres em explosões diferentes. Mas a polícia enfrenta um problema: o suspeito está morto.

Um homem morreu e duas mulheres, possivelmente mãe e filha, ficaram feridas mas não morreram no mesmo local – nem da mesma coisa. Estas pessoas foram alvos de Bernhard Graumann, um jardineiro alemão que tratava das suas zangas pessoais colocando dispositivos explosivos na casa ou em pacotes deixados à porta dos seus “inimigos”.

Na sexta-feira, um médico, cujo nome na imprensa alemã aparece apenas como Jorn K., morreu numa explosão à porta do seu escritório, depois de ter apanhado do chão uma encomenda armadilhada. Já as duas mulheres ficaram feridas quando, no domingo, um dos troncos do seu fogão a lenha, também armadilhado, lhes explodiu dentro de casa.

Bernhard Graumann, de 59 anos, foi também encontrado morto e a polícia está a investigar as razões da sua morte: tudo indica que tenha sido suicídio.

O problema é que as autoridades só conseguiram confirmar que de facto Graumann é culpado pelos explosivos já encontrados, mas ainda não sabem se o jardineiro terá deixado outros espalhados pelas casas e locais de emprego de pessoas com as quais tinha alguma desavença.

O corpo de Graumann foi encontrado na cidade de Mehlingen, no leste da Alemanha, na sexta-feira de manhã, e as autoridades estão a pedir a toda a gente que tenha discutido com o jardineiro para entrar em contacto com a polícia “o mais rápido possível”.

“Ele não tinha uma boa relação com estas pessoas. Em ambos os casos há a confirmação de conflitos anteriores. Não colocamos de lado a hipótese de que Graumann tenha deixado outras armadilhas preparadas, antes de morrer, com o intuito de matar ou ferir outras pessoas”, disse a polícia, citada pela BBC.

Os meios de comunicação alemães relataram ainda que Graumann era conhecido por ser um membro de uma associação medieval local que aparentemente incluia, entre outras atividades, a recriação de armas de fogo antigas que usam pólvora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …