Jardim japonês convida visitantes a conversarem ao telefone com parentes mortos

Um japonês residente em Otsuchi, uma das cidades afetadas pelo terramoto de 2011, decidiu construir um jardim com uma cabine telefónica para que as pessoas possam conversar com os parentes que perderam a vida neste desastre.

Em março de 2011, parte da costa noroeste do Japão foi devastada por um forte sismo, seguido de um violento tsunami. Cerca de 18 mil pessoas morreram e 2.500 ficaram desaparecidas. Entre as vítimas estão mais de 400 moradores da pequena cidade japonesa de Otsuchi.

Por isso, o local Itaru Sasaki lembrou-se de construir um refúgio onde as pessoas pudessem curar a sua dor: um jardim com uma cabine telefónica para conversar com os que partiram.

Todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, e apesar do barulho causado pelas obras de reconstrução da cidade, vários moradores deslocam-se até ao jardim de Itaru para usar o telefone.

O japonês, de 71 anos, que trabalhou toda a vida como metalúrgico começou a pensar neste jardim, em 2009, quando um primo foi diagnosticado com cancro.

Depois, no dia 11 de março de 2011, Itari estava no jardim quando começou o terramoto. A sua casa fica a 55 metros acima do nível do mar e, uma vez que o tsunami só alcançou 20 metros, não foi diretamente afetada.

“Inicialmente, eu trouxe a cabine telefónica para o jardim como um objeto de arte. Mas depois, veio a doença do meu primo e o desastre de 2011”, recorda.

“Mais de 18 mil pessoas morreram. Todas essas pessoas – o pai que foi trabalhar, as crianças que foram para a escola, as mães que saíram para fazer compras – todas estavam apenas a cumprir os seus deveres”.

“Mas quando veio a noite, não puderam encontrar as suas famílias outra vez. E as famílias em luto talvez tivessem uma última coisa a dizer aos seus entes queridos. Então, achei que era necessário ligar os sentimentos dos que partiram aos dos sobreviventes”, acrescenta.

A cabine original era cinza mas o japonês decidiu pintá-la de branco e escolheu também um tom verde para o telhado. Para o topo, optou pelo desenho de uma igreja.

Para Sasaki, as pessoas que visitaram o seu jardim logo a seguir à catástrofe tinham sentimentos muito diferentes antes e depois de terem utilizado o telefone.

“Elas vinham, falavam e transmitiam os seus sentimentos. Depois, diziam que estavam curadas”, explica.

Expressar as nossas emoções é uma coisa difícil de fazer. Então as pessoas vêm aqui extravasar os seus sentimentos, aquilo que guardam no fundo da alma. É como rezar. Quando rezamos sentimo-nos curados”, conclui o japonês.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …