/

Japoneses vão ficar a trabalhar em casa durante os Jogos Olímpicos

Centenas de milhares de funcionários em Tóquio vão trabalhar em casa durante duas semanas como parte de um teste de medidas destinadas a reduzir o congestionamento durante os Jogos Olímpicos do próximo ano.

Com mais de oito milhões de pessoas a viajar diariamente para Tóquio, o fluxo de visitantes para os Jogos em 2020 deve pressionar o sistema de comboios e metro da capital japonesa.

Numa tentativa de compensar a chegada de milhares de fãs de desporto, mais de 50 mil trabalhadores da Fujitsu, 34 mil da NEC e 1.600 do escritório da Toyota em Tóquio vão se juntar a 600 mil funcionários de três mil outras empresas que trabalharão em casa entre 22 de julho e 6 de setembro.

A campanha, apelidada de “Telework Days”, está a ser promovida pelo governo e pelo comité organizador olímpico, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A fabricante de equipamentos de escritório Ricoh planeia fechar a sua sede em Tóquio durante duas semanas nos Jogos Olímpicos e vai criar locais de trabalho via satélite para os seus dois mil funcionários que precisam de encontrar clientes ou realizar reuniões importantes. A Ricoh participará no teste a partir deste mês.

A principal cervejaria Asahi Breweries anunciou em junho que mudará os turnos de 30% dos seus motoristas de entregas para os horários de ponta durante os Jogos, além de transferir algumas importações de vinho e outros produtos para períodos menos movimentados.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 serão realizadas de 24 de julho a 9 de agosto, seguidas pelas Jogos Paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro. Espera-se que 650 mil espetadores estejam em Tóquio nos dias mais movimentados dos Jogos.

Os metros de Tóquio são conhecidos por imagens de guardas com luvas brancas que empurram passageiros para dentro das carruagens durante as horas de ponta nas 121 linhas mais movimentadas que atendem a grande área metropolitana, onde moram mais de 35 milhões de pessoas.

Vinte milhões de viagens de metro são feitas diariamente na metrópole. Os operadores do metro planeiam estender as horas de operação durante o Jogos Olímpicos. A maioria das linhas geralmente fecha logo após a meia-noite.

Outra grande preocupação com os Jogos Olímpicos é o calor escaldante e a humidade sufocante, exacerbados depois de uma onda de calor matou dezenas de pessoas no Japão no verão passado. Os horários de início das maratonas foram antecipados para as 6 da manhã e os 50 quilómetros para as 5h30 da manhã. No entanto, as preocupações com a segurança dos atletas persistem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.