Japoneses vão ficar a trabalhar em casa durante os Jogos Olímpicos

Centenas de milhares de funcionários em Tóquio vão trabalhar em casa durante duas semanas como parte de um teste de medidas destinadas a reduzir o congestionamento durante os Jogos Olímpicos do próximo ano.

Com mais de oito milhões de pessoas a viajar diariamente para Tóquio, o fluxo de visitantes para os Jogos em 2020 deve pressionar o sistema de comboios e metro da capital japonesa.

Numa tentativa de compensar a chegada de milhares de fãs de desporto, mais de 50 mil trabalhadores da Fujitsu, 34 mil da NEC e 1.600 do escritório da Toyota em Tóquio vão se juntar a 600 mil funcionários de três mil outras empresas que trabalharão em casa entre 22 de julho e 6 de setembro.

A campanha, apelidada de “Telework Days”, está a ser promovida pelo governo e pelo comité organizador olímpico, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A fabricante de equipamentos de escritório Ricoh planeia fechar a sua sede em Tóquio durante duas semanas nos Jogos Olímpicos e vai criar locais de trabalho via satélite para os seus dois mil funcionários que precisam de encontrar clientes ou realizar reuniões importantes. A Ricoh participará no teste a partir deste mês.

A principal cervejaria Asahi Breweries anunciou em junho que mudará os turnos de 30% dos seus motoristas de entregas para os horários de ponta durante os Jogos, além de transferir algumas importações de vinho e outros produtos para períodos menos movimentados.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 serão realizadas de 24 de julho a 9 de agosto, seguidas pelas Jogos Paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro. Espera-se que 650 mil espetadores estejam em Tóquio nos dias mais movimentados dos Jogos.

Os metros de Tóquio são conhecidos por imagens de guardas com luvas brancas que empurram passageiros para dentro das carruagens durante as horas de ponta nas 121 linhas mais movimentadas que atendem a grande área metropolitana, onde moram mais de 35 milhões de pessoas.

Vinte milhões de viagens de metro são feitas diariamente na metrópole. Os operadores do metro planeiam estender as horas de operação durante o Jogos Olímpicos. A maioria das linhas geralmente fecha logo após a meia-noite.

Outra grande preocupação com os Jogos Olímpicos é o calor escaldante e a humidade sufocante, exacerbados depois de uma onda de calor matou dezenas de pessoas no Japão no verão passado. Os horários de início das maratonas foram antecipados para as 6 da manhã e os 50 quilómetros para as 5h30 da manhã. No entanto, as preocupações com a segurança dos atletas persistem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …