Japoneses vão ficar a trabalhar em casa durante os Jogos Olímpicos

Centenas de milhares de funcionários em Tóquio vão trabalhar em casa durante duas semanas como parte de um teste de medidas destinadas a reduzir o congestionamento durante os Jogos Olímpicos do próximo ano.

Com mais de oito milhões de pessoas a viajar diariamente para Tóquio, o fluxo de visitantes para os Jogos em 2020 deve pressionar o sistema de comboios e metro da capital japonesa.

Numa tentativa de compensar a chegada de milhares de fãs de desporto, mais de 50 mil trabalhadores da Fujitsu, 34 mil da NEC e 1.600 do escritório da Toyota em Tóquio vão se juntar a 600 mil funcionários de três mil outras empresas que trabalharão em casa entre 22 de julho e 6 de setembro.

A campanha, apelidada de “Telework Days”, está a ser promovida pelo governo e pelo comité organizador olímpico, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A fabricante de equipamentos de escritório Ricoh planeia fechar a sua sede em Tóquio durante duas semanas nos Jogos Olímpicos e vai criar locais de trabalho via satélite para os seus dois mil funcionários que precisam de encontrar clientes ou realizar reuniões importantes. A Ricoh participará no teste a partir deste mês.

A principal cervejaria Asahi Breweries anunciou em junho que mudará os turnos de 30% dos seus motoristas de entregas para os horários de ponta durante os Jogos, além de transferir algumas importações de vinho e outros produtos para períodos menos movimentados.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 serão realizadas de 24 de julho a 9 de agosto, seguidas pelas Jogos Paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro. Espera-se que 650 mil espetadores estejam em Tóquio nos dias mais movimentados dos Jogos.

Os metros de Tóquio são conhecidos por imagens de guardas com luvas brancas que empurram passageiros para dentro das carruagens durante as horas de ponta nas 121 linhas mais movimentadas que atendem a grande área metropolitana, onde moram mais de 35 milhões de pessoas.

Vinte milhões de viagens de metro são feitas diariamente na metrópole. Os operadores do metro planeiam estender as horas de operação durante o Jogos Olímpicos. A maioria das linhas geralmente fecha logo após a meia-noite.

Outra grande preocupação com os Jogos Olímpicos é o calor escaldante e a humidade sufocante, exacerbados depois de uma onda de calor matou dezenas de pessoas no Japão no verão passado. Os horários de início das maratonas foram antecipados para as 6 da manhã e os 50 quilómetros para as 5h30 da manhã. No entanto, as preocupações com a segurança dos atletas persistem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …