Japoneses querem construir uma cidade debaixo de água

Uma empresa japonesa anunciou planos para a construção de uma cidade debaixo de água, revela o Wall Street Journal.

A empresa japonesa Shimizu Corp apresentou planos para a construção de uma estação de pesquisa subaquática, com um comprimento de cerca de 15 km e um diâmetro de 500 metros.

A parte superior do complexo, com a forma de uma esfera habitacional junto à superfície da água, é ligada por uma espiral à estação de investigação, que ficará assente no fundo do mar.

O complexo terá hotéis, apartamentos, e áreas comerciais, e poderá acomodar até 5 mil pessoas.

De acordo com as estimativas da empresa, o projecto, chamado Espiral Oceânica, custará 21 milhões de euros, e a sua construção levará cerca de cinco anos.

“Estamos focados no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam construir um espaço habitável debaixo de água”, declarou o porta-voz da empresa, citado pelo WSJ.

O ambicioso projecto já angariou o apoio de diversas empresas de investigação e agências do governo japonês.

O objectivo principal da construção será, segundo a empresa, o estudo de métodos de extracção de energia a partir do fundo do mar. A cidade sub-aquática será alimentada por energia proveniente do aproveitamento das diferenças de temperatura da água entre a superfície e o fundo do mar.

Mas o óbvio interesse estratégico do projecto é, antes de mais, resultante do constante aumento do nível do mar e das mudanças climáticas – em particular num país como o Japão, onde o espaço habitável à superfície é cada vez mais raro, cada vez mais caro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …