/

Eis como os japoneses mantêm a boa forma física sem ir ao ginásio

4

O Japão é líder em longevidade e baixas taxas de obesidade, embora não haja propriamente uma cultura de prática de exercício físico no país, com poucas pessoas a frequentarem ginásios.

Numa recente sondagem da Rakuten com 1.000 cidadãos japoneses, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, cerca de metade revelou que quase não fazia exercício físico, uma vez por mês ou até nunca. A justificação mais comum apresentada pelos participantes foi a falta de tempo ou o simples facto de não gostarem de exercitar.

Todavia, no Japão, o sentido da palavra exercício físico ganha uma nova forma. Os japoneses não levantam pesos no ginásio nem fazem corridas de dez quilómetros, mas têm uma forma de exercício físico embutida no seu estilo de vida: caminhar.

Os japoneses adultos caminham uma média de 6.500 passos por dia, com adultos do sexo masculino na faixa etária entre os 20 e os 50 anos a caminharem quase 8.000 passos por dia em média, e mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos cerca de 7.000 passos, revela a sondagem.

A província de Nagano, por exemplo, conseguiu inverter a sua alta taxa de AVC ao criar mais de 100 percursos pedestres. Agora os seus cidadãos desfrutam das maiores taxas de longevidade do país, escreve o portal Medium.

“A primeira coisa que queríamos era apenas fazer as pessoas andarem. Todos podem fazer isso. Você anda, fala, faz exercício e isso ajuda a construir um sensação de comunidade”, disse a mayor de Matsumoto, em Nagano, Akira Sugenoya.

No Japão, como nem todas as famílias têm carro e viajam bastante de transportes públicos para o trabalho, o hábito de caminhar está praticamente incorporado no seu quotidiano.

ZAP //

4 Comments

    • Que raio de comentário foi esse?? Fazer desporto (p.e. correr) causa maiores empactos nas articulações do que caminhar! Levantar pesos então nem se fala pois estamos a sobrecarregar o sistema muscular-esqueletico. O que interessa é que a pessoa escolha a(s) suas) forma(s) preferidas) de exercitar o corpo: correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer artes marciais, dançar, fazer sexo, nadar, etc.
      Ver televisão no sofá não é considerado desporto 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.