Eis como os japoneses mantêm a boa forma física sem ir ao ginásio

O Japão é líder em longevidade e baixas taxas de obesidade, embora não haja propriamente uma cultura de prática de exercício físico no país, com poucas pessoas a frequentarem ginásios.

Numa recente sondagem da Rakuten com 1.000 cidadãos japoneses, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, cerca de metade revelou que quase não fazia exercício físico, uma vez por mês ou até nunca. A justificação mais comum apresentada pelos participantes foi a falta de tempo ou o simples facto de não gostarem de exercitar.

Todavia, no Japão, o sentido da palavra exercício físico ganha uma nova forma. Os japoneses não levantam pesos no ginásio nem fazem corridas de dez quilómetros, mas têm uma forma de exercício físico embutida no seu estilo de vida: caminhar.

Os japoneses adultos caminham uma média de 6.500 passos por dia, com adultos do sexo masculino na faixa etária entre os 20 e os 50 anos a caminharem quase 8.000 passos por dia em média, e mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos cerca de 7.000 passos, revela a sondagem.

A província de Nagano, por exemplo, conseguiu inverter a sua alta taxa de AVC ao criar mais de 100 percursos pedestres. Agora os seus cidadãos desfrutam das maiores taxas de longevidade do país, escreve o portal Medium.

“A primeira coisa que queríamos era apenas fazer as pessoas andarem. Todos podem fazer isso. Você anda, fala, faz exercício e isso ajuda a construir um sensação de comunidade”, disse a mayor de Matsumoto, em Nagano, Akira Sugenoya.

No Japão, como nem todas as famílias têm carro e viajam bastante de transportes públicos para o trabalho, o hábito de caminhar está praticamente incorporado no seu quotidiano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Que raio de comentário foi esse?? Fazer desporto (p.e. correr) causa maiores empactos nas articulações do que caminhar! Levantar pesos então nem se fala pois estamos a sobrecarregar o sistema muscular-esqueletico. O que interessa é que a pessoa escolha a(s) suas) forma(s) preferidas) de exercitar o corpo: correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer artes marciais, dançar, fazer sexo, nadar, etc.
      Ver televisão no sofá não é considerado desporto 🙂

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …

Pesca da sardinha reabre hoje após quase sete meses

A pesca da sardinha reabre hoje, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas que deverá ser revisto em junho. No entanto, num diploma publicado em Diário da República no dia 6 …

Cortes do Estado em contratos levaram ao encerramento de 20 colégios

Desde que o Estado começou a cortar nos contratos com os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo já 20 colégios fecharam portas. Em 2016, o Estado começou a implementar cortes graduais nos contratos de associação com …

Portugal vai ser o país europeu com menor percentagem de população ativa

De acordo com as novas projeções, em 2050, Portugal terá 1,6 pessoas em idade ativa por cada idoso, sendo que atualmente conta com 2,9. As projeções do Eurostat, divulgadas pelo Jornal de Notícias, indicam que em …

"Sentimento anti-Modi." Pandemia deixa primeiro-ministro indiano debaixo de fogo

A segunda vaga de covid-19 na Índia tem alfinetado Narendra Modi. Restam saber quais serão as consequências políticas para o primeiro-ministro indiano. Narendra Modi chegou ao poder em 2014, cheio de promessas de crescimento e prosperidade …

"Um dia feliz". Britânicos voltam em força (e até o calor se antecipou)

Turistas de quase toda a Europa podem, a partir desta segunda-feira, entrar em Portugal, no regresso do turismo internacional. É "um dia feliz" para o turismo nacional, sobretudo devido ao regresso dos britânicos que trazem …

FC Porto avança por Beto e já há valores em cima da mesa

O negócio entre o FC Porto e o Portimonense pelo avançado Beto já estará numa fase bastante avançada. Apesar de os três grandes terem demonstrado grande interesse em Beto, segundo avança o jornal O Jogo, são …

Odemira não é um caso único. Em Santarém, há situações "em tudo semelhantes"

O SEF tem investigado em Santarém situações "em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo" por auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas. Odemira tem estado recentemente no centro de toda a atenção …

No último ato da Liga, há uma luta por uma vaga europeia e uma fuga à despromoção

Vitória de Guimarães, Santa Clara e Famalicão lutam pela derradeira vaga de acesso às competições europeias de futebol da próxima época, numa 34.ª e última jornada marcada também pela ‘fuga’ à despromoção da I Liga …