Para muitos, beber depois do trabalho é uma maneira normal de relaxar depois de uma semana agitada. Mas um trabalhador no Japão pode passar por uma ressaca prolongada — depois de ter perdido, durante uma noitada com colegas, uma pendrive com os dados pessoais de quase meio milhão de pessoas.
O homem, não identificado, colocou a pen na carteira, antes de uma noite de bebedeira na cidade de Amagasaki, a noroeste de Osaka.
Segundo a imprensa local, depois de várias horas a beber num restaurante da cidade, o indivíduo desmaiou na rua. Quando finalmente voltou a si, percebeu que não tinha nem a carteira nem a pen.
O homem, com cerca de 40 anos, trabalha numa empresa encarregada de fornecer benefícios a famílias isentas de impostos, adiantou a emissora japonesa NHK.
O funcionário tinha transferido as informações pessoais de todos os moradores da cidade para o dispositivo na terça-feira, antes de se encontrar com colegas para uma noite na cidade.
Segundo as autoridades municipais, a pen incluía os nomes, datas de nascimento e endereços de todos os moradores — além de informações mais confidenciais, incluindo detalhes fiscais, números de contas bancárias e informações sobre as famílias que recebem apoio social.
Felizmente para o homem, as autoridades da cidade disseram que os dados contidos no aparelho estão encriptados e bloqueados com uma palavra-passe.
Até agora, acrescentaram, não há nenhum sinal de que alguém tenha tentado aceder às informações contidas na pen.
Mas o incidente já originou pedidos de desculpas do presidente da Câmara da cidade e de outras autoridades locais.
“Lamentamos profundamente ter prejudicado gravemente a confiança do público na administração municipal”, disse um porta-voz da autarquia de Amagasaki em conferência de imprensa.
Tanta tecnologia e afinal…