Japonês de 71 anos fez mais de 20 mil chamadas para reclamar. Acabou preso

Ken / Flickr

Um septuagenário japonês ligou 24.000 vezes para reclamar do serviço prestado pela sua operadora telefónica durante dois anos, acabando depois por ser detido pela polícia local, noticia esta semana o Japan Today.

Akitoshi Okamoto, conta o jornal local, fez mais de 20.000 chamadas para colocar uma série de perguntas e fazer outras tantas reclamações à empresa de telecomunicações KDDI. Terão sido dezenas de chamadas efetuadas ao longo de dois anos.

Segundo as autoridades locais, Okamoto decidiu ligar para a empresa por não conseguir captar transmissões de rádio no seu telemóvel. Inicialmente, a empresa não quis prestar queixa contra o cliente, mas o grande volume de chamadas começou a dificultar a prestação de serviços a outros clientes.

Numa só semana, detalha a Newsweek, Okamoto terá feito 411 chamadas, exigindo que a empresa pedisse desculpa por estar a violar o contrato. “Exigia que os funcionários da KDDI pedissem desculpas por violação de contrato e também costumava desligar rapidamente depois de fazer a ligação”, afirmou um porta-voz da polícia.

O idoso acabou por ser detido sob a acusação de “obstrução fraudulenta de negócios”, um tipo de crime no Japão que permite a aplicação de sanções penais contra indivíduos que impossibilitem as empresas de operar normalmente.

Em entrevista, Okamoto disse ser a vítima de toda esta situação.

A população mais envelhecida do mundo

O episódio de Okamoto pode ser um exemplo de um problema maior no Japão. O país tem a população mais envelhecida do mundo, segundo um levantamento feito em 2018. 28,4% da população do país tem mais de 65 anos.

Este tem sido um problema para o país, que pediu aos seus cidadãos para continuarem a trabalhar até aos 70 anos. Em simultâneo, o Japão importa mão de obra estrangeira para compensar este défice. As empresas estão também a equacionar em soluções tecnologias, como robôs e inteligência artificial, para ajudar no atendimento a idosos.

De acordo com o Japan Today, as lojas de comunicações estão mesmo a considerar aumentar as taxas de serviço devido ao grande influxo de clientes idosos que se deslocam aos espaços para pedir ajuda em temas não relacionados com o setor de comunicações. Aderir à plataforma de streaming Netflix ou enviar um email são alguns dos exemplos apontados pelo jornal japonês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …