//

Economia do Japão contrai. É o quarto país do G7 em recessão

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

A economia do Japão caiu 2% no primeiro trimestre do ano, em relação ao período homologo do ano anterior de acordo com dados preliminares publicados esta segunda-feira, registando assim o segundo trimestre consecutivo de contração económica e entrando em recessão.

Entre janeiro e março de 2020, a terceira economia mundial caiu 0,9% em relação ao último trimestre de 2019, de acordo com a primeira estimativa feita pelas autoridades nipónicas, devido ao impacto da covid-19.

O Japão acumula dois trimestres consecutivos negativos depois de o PIB ter caído cerca de 1% no último trimestre de 2019.

O Jornal de Negócios recorda que a queda no PIB foi, ainda assim, muito inferior à contração de 4,6% esperada pela maioria dos economistas ouvidos pela agência Reuters.

O mesmo jornal especializado em economia sublinha que o Japão tem uma forte dependência do comércio externo, levando  a um impacto acentuado da pandemia e das restrições à circulação de bens entre países.

Tal como frisa o semanário Expresso, o Japão é a quarta economia do G7 – grupo dos Sete países mais industrializados do mundo – a entrar em recessão técnica no primeiro trimestre de 2020, depois da Alemanha, França e Itália.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.