/

Japão não encontra vestígios de radiação após teste nuclear da Coreia do Norte

sconosciuto / wikimedia

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Japão informou esta quinta-feira que não detetou qualquer alteração nos níveis de radiação no seu território depois de a Coreia do Norte ter anunciado a realização de um teste nuclear.

A preocupação com potenciais desvios de radiação surge no Japão sempre que a Coreia do Norte faz teste nucleares subterrâneos, apesar de nunca ter sido registada qualquer alteração.

O Japão é particularmente sensível aos testes nucleares da Coreia do Norte, devido aos ventos que sopram da península coreana em direção ao arquipélago e pelo facto de os projéteis lançados pelos norte-coreanos terem passado perto do Japão e caído no Oceano Pacífico.

“Não houve nenhuma mudança especial” até agora nos níveis de radiação, depois da explosão subterrânea, disse a Autoridade de Regulação Nuclear do Japão, em comunicado.

Esta quarta-feira, a Coreia do Norte anunciou a realização, com sucesso, de um teste de uma bomba de hidrogénio.

Apesar de vários centros sísmicos terem registado um abalo de magnitude 5,1, consistente com um teste nuclear subterrâneo na Coreia do Norte, Washington duvida que Pyongyang tenha conseguido desenvolver com êxito uma bomba de hidrogenio.

Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.