/

Região japonesa cria música rock para proteger população dos ataques de ursos

Em 2020, foram registados mais de 3300 avistamentos e ursos na prefeitura de Iwate, quando em 2017 tinham sido apenas 700. Ataques mortais são cada vez mais comuns.

Para muitas pessoas, a possibilidade de, no normal decorrer do dia, se cruzarem com um urso é para além de remota, praticamente impossível. Os animais não frequentes, por exemplo, na Europa.

No entanto, este é um problema com que os cidadãos japoneses têm que viver e, de preferência, evitar. Recentemente, uma região japonesa adotou uma medida original para aumentar a proteção da sua população: financiou a criação de uma música rock que será amplamente divulgada e tocada para que todos a possam ouvir.

Na letra, os versos estão repletos de conselhos para os habitantes caso se vejam frente-a-frente com um uso, por exemplo, o facto de ser inútil virar as costas e começar a fugir em passo apressado ou fingir-se de morto. A música foi escrita por um grupo de sexagenários locais — também responsáveis pela sua interpretação.

Yuuzen Taguchi, vocalista do grupo, admitiu à agência AFP que muitos dos conselhos presentes na canção já lhe foram úteis no passado, quando ele próprio se deparou com um urso perto de um campo.

“É muito assustador quando um deles aparece à tua frente. Queres fugir, mas os meus avós ensinaram-me há muitos anos que se eu alguma vez encontrasse um urso não deveria inverter o caminho que estava a fazer e começar a fugir. Esses ensinamentos vem do conhecimento rural, onde vivi com ursos por perto quando era criança”, explicou.

Em 2020, foram registados mais de 3300 avistamentos de ursos na prefeitura de Iwate, quando em 2017 tinham sido apenas 700. Não é por isso de estranhar que notícias de ataques sejam frequentes, com muitos a terminar na morte dos cidadãos. As autoridades esperam que a música, que será transmitida, por exemplo, nos altifalantes dos centros comerciais, ajude a manter a população segura.

O autor da letra, Kaoru Toudou, revelou que a escreveu originalmente a pensar num estilo mais blues, mas Taguchi acabaria por lhe dar uma roupagem mais rock com os seus “vocais uivantes”.

“Diz-se que que os ursos são criaturas tímidas, por isso acho que ao ouvirem a música tocar lá foram podem fugir”, explicou Toudou. “Esse é o poder do rock’n’roll”.

ZAP // AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.