Japão vai declarar estado de emergência em várias regiões esta terça-feira

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

O estado de emergência não tem extensão ao nível nacional. As medidas serão aplicadas de acordo com as autoridades locais. 

O Japão anunciou esta segunda-feira que vai declarar o estado de emergência a partir desta terça-feira, dia 7 de março, durante um mês. Segundo o Público, a medida abrange Tóquio, Osaka e cinco outras prefeituras e surge na na sequência de pressões crescentes sobre o primeiro-ministro Shinzo Abe para conter o avanço da pandemia.

“Esta declaração do estado de emergência visa não só garantir que o sistema médico permanece intacto como pedir ainda maior cooperação da parte das pessoas para evitar contactos entre elas e reduzir as infeções tanto quanto for possível”, explicou o governante.

A declaração oficial de estado de emergência permitirá que as autoridades locais solicitem que os cidadãos evitem deixar as suas casas se não for necessário ou exijam que empresas e instituições permaneçam fechadas, segundo a EFE.

O estado de emergência não tem extensão ao nível nacional, mas as medidas serão aplicadas prontamente e de acordo com o caso pelas autoridades locais conforme julgarem apropriado.

Por esse motivo, o estado de emergência o Japão não implicará as mesmas medidas de contenção observadas noutros países. O governador de cada província abrangida terá o poder de “pedir” à população que permaneça em casa, saindo apenas para tarefas essenciais como ir ao supermercado ou à farmácia.

Escolas e outros espaços públicos são aconselhados a fechar, enquanto as empresas devem aplicar as medidas de controlo da epidemia. O estado de emergência prevê ainda que os governos locais possam requisitar terrenos para instalar serviços de apoio médico temporários.

O chefe de Governo japonês anunciou ainda um plano para apoiar a economia do país com 108.000 biliões de ienes (915 biliões de euros) para combater as consequências da pandemia na atividade da terceira potência económica do mundo. O plano prevê transferências de dinheiro para as famílias mais necessitadas e apoio às empresas e ao emprego.

Abe hesitou em avançar para a declaração do estado de emergência, uma atitude que motivou várias críticas à sua atuação enquanto primeiro-ministro.

Vários especialistas têm sublinhado que o Japão não tem feito o suficiente para conter a pandemia e que o país “precisa de ter a coragem para mudar”, disse Kentaro Iwata, especialista no controlo de infeções da Universidade de Kobe, citado pela CNN. Se isso não acontecer, “poderemos ver outra Nova Iorque em Tóquio”.

O Japão tem 3.900 pessoas infetadas, uma subida de 83 novos casos esta segunda-feira. No domingo, o país tinha registado a maior subida de sempre, com 143 novos casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …