/

Japão quer criar um vírus informático para se defender de ciberataques

O Ministro da Defesa do Japão pretende criar um vírus informático para defender o país de ciberataques. O programa malicioso para computadores deverá estar pronto em 2020 e poderá tornar o Japão o país pioneiro nesta iniciativa.

A notícia foi avançada pelo Japan Times na passada semana, que cita fontes familiarizadas com o assunto. De acordo com o diário, espera-se que o vírus tenha a capacidade de invadir um sistema informático em caso de ataque e que o possa impedir. O programa em causa deverá ser desenvolvido por empresas privadas.

Fontes do Ministério da Defesa adiantaram ainda que o vírus será exclusivamente utilizado para fins defensivos, embora a atual política de segurança cibernética do Japão permita levar a cabo ataques cibernético contra outras nações ou organizações que, tendo em conta a sua dimensão, possam ser equiparadas a um país.

Desde dezembro, explicou o Governo do Japão, o país tem vindo a tentar melhorar a sua Defesa, para além do domínio terrestre, marítimo e aéreo, visando estar melhor preparado para os atuais desafio da segurança cibernética.

Por esse mesmo motivo, Tóquio pretende aumentar as suas equipas nas áreas do ciberespaço de 150 para 220 homens – um número relativamente “modesto” quando comparado com outros países como a China (130.00), Coreia do Norte (7.000) ou os Estados Unidos (6.200).

Alguns especialistas em Defesa alegam que a capacidade de obstruir o uso do ciberespaço por um inimigo pode ultrapassar os limites da política exclusivamente orientada para a defesa do país, observa ainda o diário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.