//

Japão bate recorde de velocidade de Internet: 319 Tbps

2

Investigadores do Instituto Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação (NICT) do Japão bateram o recorde de velocidade de Internet para quase o dobro: 319 terabits por segundo. 

O Engadget escreve que a equipa de investigadores japoneses “esmagou” o recorde de velocidade de Internet, atingindo uns impressionantes 319 Tbps (terabits por segundo).

Em agosto do ano passado, uma equipa de cientistas britânicos e japoneses conseguiu chegar a uma transferência de 179 Tbps. A marca obtida recentemente é quase duas vezes maior do que a de 2020.

Os resultados da experiência foram divulgados a 11 de junho na Conferência Internacional sobre Comunicações através de Fibra Ótica.

Os engenheiros utilizaram uma nova tecnologia de cabos de fibra ótica para alcançar o novo recorde. Segundo o portal, a equipa enviou dados através deste tipo de cabos – lasers com 552 canais em vários comprimentos de onda – simulando uma distância de transmissão de três mil quilómetros sem degradação do sinal ou da velocidade.

A experiência permitiu demonstrar as possibilidades de um cabo de fibra ótica com quatro núcleos (em vez de apenas um), uma tecnologia que poderá ser facilmente implementada em sistemas existentes para aumentar a velocidade.

“Espera-se que tais fibras possam permitir a transmissão de um grande número de dados a curto prazo”, escreveram os autores do artigo científico, citados pela Motherboard, acrescentando que a inovação pode levar a uma tecnologia de comunicação futura, já depois do 5G.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

    • Tomara… Loucura total!!! O mundo sem limites ( e fora dele ). Instalar uma base em Marte e a viagem será quase instantânea…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.