Japão bate recorde de velocidade de Internet: 319 Tbps

Investigadores do Instituto Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação (NICT) do Japão bateram o recorde de velocidade de Internet para quase o dobro: 319 terabits por segundo. 

O Engadget escreve que a equipa de investigadores japoneses “esmagou” o recorde de velocidade de Internet, atingindo uns impressionantes 319 Tbps (terabits por segundo).

Em agosto do ano passado, uma equipa de cientistas britânicos e japoneses conseguiu chegar a uma transferência de 179 Tbps. A marca obtida recentemente é quase duas vezes maior do que a de 2020.

Os resultados da experiência foram divulgados a 11 de junho na Conferência Internacional sobre Comunicações através de Fibra Ótica.

Os engenheiros utilizaram uma nova tecnologia de cabos de fibra ótica para alcançar o novo recorde. Segundo o portal, a equipa enviou dados através deste tipo de cabos – lasers com 552 canais em vários comprimentos de onda – simulando uma distância de transmissão de três mil quilómetros sem degradação do sinal ou da velocidade.

A experiência permitiu demonstrar as possibilidades de um cabo de fibra ótica com quatro núcleos (em vez de apenas um), uma tecnologia que poderá ser facilmente implementada em sistemas existentes para aumentar a velocidade.

“Espera-se que tais fibras possam permitir a transmissão de um grande número de dados a curto prazo”, escreveram os autores do artigo científico, citados pela Motherboard, acrescentando que a inovação pode levar a uma tecnologia de comunicação futura, já depois do 5G.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Tomara… Loucura total!!! O mundo sem limites ( e fora dele ). Instalar uma base em Marte e a viagem será quase instantânea…

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …