Jaime Gama trabalha para empresa que produz e vende canábis

Assembleia da República

Jaime Gama na Comissão de Defesa Nacional no Parlamento.

Jaime Gama, antigo presidente da Assembleia da República e ex-ministro de Governos socialistas, foi contratado como consultor pela Tilray, uma empresa de pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis para fins medicinais e canabinóides.

A notícia é avançada pelo Público que refere que o anúncio da contratação de Jaime Gama foi feito em Dezembro passado.

“A Tilray convidou-me para integrar o seu conselho consultivo internacional, a par de muitas outras individualidades internacionais, e aceitei”, refere o antigo ministro ao jornal.

“Trata-se de uma empresa que exerce actividade autorizada em Portugal e certamente aprecia ter em conta a opinião de quem integrou um governo (1995-2002) pioneiro de novas políticas para debelar a toxicodependência, hoje internacionalmente reconhecidas pelos seus resultados positivos”, acrescenta Jaime Gama.

Na mesma nota enviada ao Público, o ex-ministro sustenta que vai contribuir para o cargo com “total independência de avaliação”, perante “a dimensão e a exigência” do debate em torno da canábis e “com base em critérios de ordem ética e científica, e sempre no acatamento de um quadro jurídico nacional e internacional”.

O Parlamento português aprovou o uso terapêutico da canábis em Junho de 2018. Deste modo, a partir do próximo mês de Fevereiro os médicos vão poder prescrever medicamentos derivados desta planta.

Um mês depois da aprovação da medida, a Tilray anunciou um investimento da ordem dos 20 milhões de euros em Cantanhede na criação de uma unidade de produção de canábis medicinal.

Em entrevista à revista Sábado, o presidente da Tilray, Brendan Kennedy, refere que “Portugal vai abastecer a Europa de canábis medicinal“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nojentos – corruptos de caca – filhos de uma rameira – triadores da pátria!

    Querem apostar que na próxima votação a Canábis recretativa já passa? Não passou porque não olearam as mãos dos rosinhas! E este povo carrega estes montes de bosta ao colo!

    • Iiiiiiiii, Miguel Você tresanda veneno!
      O homem não anda a passar droga. Alto lá! A canábis é usada para efeitos medicinais.
      Se há quem lhe dê outros usos isso é outra coisa.
      Tenha calma homem!

    • O quê?!
      Mas afinal, qual é o problema?
      Tu leste a notícia? Ou sequer sabes ler?!
      Se não percebas nada do que se passa, porque comentas?
      Os indignados ignorantes são do pior…
      Uma empresa exportadora vai investir 20 milhões em Cantanhede e criar 100 postos de trabalho e tu vens aqui brindar-nos com esses disparates sem qualquer sentido?!
      Enfim…
      Ainda por cima, é para produzir e exportar canábis medicinal (que, caso não saibas, é diferente da canábis recreativa)!
      E, a canábis recreativa já deveria ser legal há muito – o que devia ser ilegal é a estupidez!!

RESPONDER

Hesitação anedótica dos deputados do PSD Madeira terá sido motivada por pressões de Rui Rio

O momento anedótico protagonizado pelos deputados do PSD Madeira, no Parlamento, aquando do chumbo às transferências de mais dinheiro para o Novo Banco, terá sido motivado por pressões de Rui Rio sobre o presidente do …

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …