Um jackpot de joias foi encontrado num campo de cenouras na Suíça

(dr) Cantão da Turgóvia

Um homem equipado com um detetor de metais, enquanto vasculhava um campo de cenouras recém-arado em Güttingen, na Suíça, desenterrou um tesouro que remonta à Idade do Bronze.

Franz Zahn deparou-se com um conjunto de joias ornamentadas, bem como com vários objetos inesperados, incluindo dentes de animais e um dente de tubarão fossilizado, informaram as autoridades locais.

A descoberta invulgar ocorreu em agosto, a cerca de 80 quilómetros a nordeste de Zurique. Zahn deparou-se inicialmente com um disco de bronze, reconhecendo imediatamente o seu significado. Contactou de imediato as autoridades locais para comunicar a extraordinária descoberta.

Posteriormente, uma equipa de especialistas identificou os achados como um colar e um extenso conjunto de joias da Idade do Bronze Médio, datado de cerca de 1.500 a.C.

Os arqueólogos realizaram mais escavações no local e descobriram uma grande quantidade de outros artefactos, incluindo anéis, espirais de fio de ouro e mais de 100 contas de âmbar, detalha a CBS News.

Além disso, entre as descobertas estavam uma ponta de flecha de bronze, um dente de castor, um dente de urso, um dente de tubarão fossilizado, um cristal de rocha e uma pequena amonite. Foram recuperadas oito espirais de ouro e 14 discos de bronze com espigões e argolas, que representam “bijutaria” que as mulheres usavam há cerca de 3.500 anos.

As autoridades locais levantaram questões sobre a natureza desta descoberta invulgar. Ponderaram se uma caixa de joias escondida no campo ou se a variedade de dentes, pedras e fósseis tinha um objetivo especial, talvez servindo como curiosidades ou recordações.

Os especialistas sugeriram que os objetos encontrados poderiam ter sido usados como amuletos, que se acreditava terem propriedades protetoras ou curativas.

Franz Zahn, que não é estranho à região, já tinha feito outras descobertas, incluindo sucata e objetos da Idade do Ferro e da Idade do Bronze. Os artefactos recuperados estão atualmente a ser restaurados com a intenção de serem exibidos no Museu de Arqueologia em Frauenfeld, na Suíça.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.